10 especiarias nota 10: cardamomo
Por Pitadas - 01 de abril de 2016
O nome cardamomo é árabe e tem a ver com aquecer. Essa explicação é uma ótima dica para quem quer usar a especiaria para “esquentar” um preparo – mas sem picância. O quente do cardamomo, cuja planta é da família do gengibre, tem mais a ver com um quê de mistério oriental, sabe? Não é simples explicar sabores com palavras, mas o do cardamomo tem notas de eucalipto e cânfora, e florais e cítricas ao mesmo tempo.
A especiaria vem em bagas verdes, que devem ser rompidas. O que interessa mesmo está dentro delas: são sementes que a gente tritura no pilão, na hora de usar. Onde usar?
Ah, o Panelinha bem sabe – o site é fã da especiaria, que, só pra começo de conversa, fica ótima para aromatizar o café. Se você mói os grãos em casa, coloque 4 sementes junto dos grãos no moedor (para cerca de 900 ml). Na cafeteira italiana, coloque as sementes no funil de café; e no café coado, coloque as bagas semiabertas na água que vai ao fogo – conte uma baga por xícara para começar, e então ajuste o sabor conforme seu gosto.
As bagas mais verdes são as mais novas – como esta é uma especiaria cara, melhor comprar pouquinho, guardar em vidro de fechamento hermético e repor quando terminar, antes que envelheça e perca o aroma.
Vamos colocar o cardamomo para trabalhar? A especiaria é bem amiga dos doces. Comece com o brownie rústico, perfumado, quase místico! As sementinhas também aromatizam o arroz doce e a musse de maracujá.
Que acha que preparar uma pipoca doce? Esta versão leva açúcar mascavo e cardamomo; uma delícia.
Uma ideia diferente: acordar com um smoothie (a vitamina que leva iogurte) que tem manga, banana, mel e… Acertou: cardamomo. Vai ser um dia diferente.
E nos pratos salgados, seu Pitadas? Opa! Tem um ensopado de frango no fogo? Coloque no pilão as sementes de duas bagas para transformar o sabor do prato de todo dia. A especiaria também combina com bacon e carnes de porco em geral, e com cordeiro. No pão doce ou em bolos, cardamomo (triturado, sempre) é receita de sucesso.
Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani