Na jarra: dois ponches para o Carnaval

Na jarra: dois ponches para o Carnaval
Compartilhe

Por Pitadas - 01 de fevereiro de 2016


O maior show da Terra vai começar. Tem desfile, tem bloquinho, tem matinê no clube, tem festa em casa, tem dia de sobra para brincar o Carnaval – ou tempo de sobra para, simplesmente, fica à toa na vida, vendo a banda passar. Entre um dia e outro, tem o quê? Ah... Tem bons drinques! E com quais deles você vai passar o feriado? O Pitadas orgulhosamente apresenta e sugere: faça drinques de jarra!

Eles rendem que é uma beleza, são lindos e fáceis – e divertidos – de preparar. Aqui no blog você ao menos uma sugestão por dia até sexta-feira. Ou até mais do que uma, como é o caso deste post, em que a gente sugere o ponche em duas versões, o colorido, na foto de cima, e o rosé, que este aqui embaixo.

Ponche é uma bebida indiana, que ficou popular na Inglaterra e dali ganhou o mundo: é servida numa poncheira com xícaras que fazem as vezes de taça. Na versão moderninha, ela vai na jarra e é servida em taças de vinho altas, para ficar bem elegante.

O que faz um ponche ser ponche é a mistura de vinho branco com frutas e suco de laranja. Desta base surgem versões mil. As do Panelinha levam água tônica, licor de laranja e, em um dos casos, um tantinho assim de gim. Outra vantagem dessa bebida é poder variar as frutas conforme o gosto da freguesia.

O ponche colorido tem pêssego, carambola, ameixa e abacaxi. É amarelão, colorido e alto astral (a carambola faz um ótimo trabalho pela decoração da jarra!).

Já o ponche rosé tem abacaxi, laranja, maçã e uva, e leva vinho rosé – e além do licor, leva caldo de limão. Consegue imaginar como é refrescante? Mas, atenção: limão e sol na pele não combinam. Pitada para deixar a jarra bem linda: as maçãs cortadas no mandolim – um utensílio que não é indispensável, mas ajuda muito na cozinha! – fazem toda a diferença na jarra.

Pitadas que funciona nos dois casos: prefira gelo britado, que é mais fácil de servir, e deixe para adicionar a água tônica apenas na hora de servir, assim ela não perde nem uma borbulhinha sequer (o que quer dizer que você pode preparar a bebida com alguma antecedência).

Ô abre alas...


Fotos: Editora Panelinha