Sobrou pro Chef: o nhoque de inhame com cogumelo de Bel Coelho

Sobrou pro Chef: o nhoque de inhame com cogumelo de Bel Coelho
Compartilhe

Por Rita Lobo - 15 de agosto de 2022


Com 20 anos de carreira, a Bel Coelho é uma chef que tem um espaço bem consolidado em São Paulo. Ela é minha convidada do episódio de estreia da temporada Sobrou pro Chef e vai ter que transformar dois inhames em um prato original, elegante, criativo.

Parece impossível? Bom, a Bel é reconhecida por sua cozinha brasileira criativa, por seu trabalho com pequenos produtores e por seus restaurantes charmosos, com receitas surpreendentes, mas que ao mesmo tempo sempre trazem um toque de familiaridade. Ela comanda o Clandestino e o Cuia Café em São Paulo. E, claro, tirou de letra!

Com dois inhames, ela preparou nhoque de inhame com cogumelos, ervilha-torta e curry. E sabe o que é o mais legal? Você pode preparar em casa, a receita, com o passo a passo bem explicadinho, está aqui abaixo.

Agora, é claro que eu ia aproveitar a Bel aqui no Estúdio Panelinha para bater um papo. Uma das coisas mais legais de receber convidados é poder trocar ideias, arejar... conversa na cozinha sempre rende, não é? Se bem que, no caso, a conversa aqui acontece no camarim, enquanto a gente se arruma pra cozinhança.

Nhoque de inhame com cogumelos, ervilha-torta e curry

por Bel Coelho

Rende 2 porções

PARA O CALDO DE LEGUMES

1 cebola

a parte verde do alho-poró

2 folhas de louro

3 ramos de tomilho

2 ramos de alecrim

1 litro de água

os talos dos cogumelos shiitake

  1. Corte a cebola ao meio. Corte as folhas do talo do alho-poró em 3 pedaços. Reserve os talos dos cogumelos, que serão usados no molho.
  2. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, coloque as cebolas com a parte cortada para baixo e deixe tostar por alguns minutos, até ficar bem dourada.
  3. Adicione o restante dos ingredientes, cubra com a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Reserve.

PARA O NHOQUE E O MOLHO


1 xícara (chá) de inhame cozido e amassado (cerca de 2 inhames pequenos cozidos)

½ gema

1 colher (sopa) de farinha de trigo

5 shiitakes (cerca de 100 g)

5 ervilhas-tortas

½ talo de alho-poró

¼ de cebola

1 colher (sopa) de manteiga

azeite a gosto

¼ de xícara (chá) de vinho branco

½ xícara (chá) do caldo de cebola e ervas

½ xícara (chá) de leite de coco

1 folha de louro

1 colher (chá) de curry

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

folhas de coentro picadas a gosto

2 castanhas-do-pará

farinha de trigo para polvilhar a bancada

  1. Coloque o inhame amassado numa frigideira antiaderente. Leve ao fogo médio e mexa com uma espátula de silicone para tirar o excesso de umidade — o inhame vira uma massa única e forma uma película seca no fundo da frigideira.
  2. Transfira o inhame para uma tigela e deixe amornar por pelo menos 5 minutos. Enquanto isso, corte os ingredientes do molho.
  3. Descasque e pique fino a cebola. Lave e corte o alho-poró em meias-luas finas; deixe a água escorrer por uma peneira. Faça um corte em cruz nos shiitakes e depois um em “X” para formar 6 pedaços. Pique grosseiramente uma das castanhas-do-pará. Lave as ervilha-tortas, puxe e descarte a fibra de cada uma.
  4. Tempere o purê de inhame com sal, junte a metade de uma gema e misture bem com a espátula. Adicione a farinha e misture com as mãos até dar o ponto de enrolar os nhoques.
  5. Polvilhe farinha de trigo na bancada, modele uma porção da massa num rolinho de cerca de 1,5 cm de diâmetro e corte em nhoques a cada 2 cm.
  6. Leve uma panela com água ao fogo alto para ferver. Separe uma tigela com água e gelo.
  7. Assim que a água ferver, misture 2 colheres (sopa) de sal e mergulhe as ervilha-tortas. Deixe cozinhar por apenas alguns segundos e, com uma escumadeira, transfira para a tigela com água e gelo para cessar o cozimento. Corte cada ervilha-torta em 4 pedaços e reserve.
  8. Coloque os nhoques na água fervente e deixe cozinhar por 1 minuto após subirem à superfície. Transfira para uma travessa e reserve.
  9. Volte a frigideira ao fogo médio (nem precisa lavar!). Regue com 1 colher (chá) de azeite e adicione os cogumelos. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione a manteiga, o alho-poró, a cebola e a folha de louro. Tempere com sal e com o curry e refogue por 2 minutos.
  10. Regue com o vinho e misture bem. Adicione o caldo e deixe cozinhar até ferver. Por último, misture o leite de coco. Prove e ajuste o sal e a pimenta.
  11. Acrescente os nhoques cozidos, a ervilha-torta, a castanha picada e o coentro. Misture delicadamente e sirva a seguir, polvilhando a outra castanha-do-pará ralada e folhas de coentro a gosto.

VAI SOBRAR

Essa receita pede apenas 1/2 xícara de caldo. Aproveite o que sobrar em outras receitas ou congele. Quer dicas para aproveitar bem o caldo?

Confira a página especial com várias receitas pra aproveitar o caldo caseiro!