Vídeo-receita: musse ou suflê de chocolate?
Por Rita Lobo - 04 de abril de 2011
Aqui no blog, na página do Panelinha no Youtube e na minha coluna na revista Lola, o assunto é chocolate. E não por acaso. Musse e suflê são uma solução digna para ovo de chocolate ruim. A não ser que ele seja recheado. Aí, minha amiga, não tem jeito – só de ver aqueles cachos de ovos de Páscoa pendurados no supermercado já fico com enjoo.
Na Lola, a receita é de um suflê de chocolate que pode ser feito no dia anterior. Por isso, é ideal para comemorações. Ele fica na geladeira e, na hora de servir, vai para o forno. Mas a história e a receita estão na revista, então, não vou contar de novo. E se você já leu vai gostar de saber que a fotinho do suflê aí de cima é, justamente, a do dia do aniversário do meu amado. Ela foi feita no celular, com Instagram, depois de um pouco de vinho. Mas viu como o suflê fica lindo?
A outra curiosidade é que tanto a receita publicada na Lola, como a do vídeo a seguir, são multiuso: podem ser servidas como musse ou suflê. Mas atenção: para esta musse de chocolate virar suflê, ela tem que ser feita na hora e ir imediatamente ao forno (não dá para fazer a massa na véspera, como na receita que publiquei na Lola). Nesse caso, leve os ramequins ao forno preaquecido a 200 °C e asse em banho-maria, dentro de uma assadeira com água fervente, por 12 a 15 minutos.
No vídeo abaixo, você aprende o ponto certo das claras em neve. Elas são o segredo para a musse ficar aerada e o suflê crescer. E para ele não despencar, outro truque é untar os ramequins com manteiga e polvilhar com açúcar cristal. Mas tem que ser cristal: ele é mais grossinho e acaba formando uma espécie de parede; ao assar, o suflê se apoia nela e, por isso, não murcha assim que sai do forno (veja atentamente dentro do ramequim da foto).
Nesse episódio da série Dicas que Funcionam, mostro passo a passo o preparo da musse de chocolate. Por ser mais prática, é muito mais útil para o dia a dia. E, agora na Páscoa, vai ser a sobremesa do mês!