Trigo para quibe
Por Rita Lobo - 13 de dezembro de 2012
Existem alguns tipos de trigo e, talvez, o mais comum por aqui seja o fino, aquele usado para fazer quibe — aliás, é assim que a gente acha no supermercado: trigo para quibe. Mas ele é bem mais versátil do que o nome comercial indica. Para fazer um tabule refrescante, basta hidratá-lo e misturar com bastante salsinha e hortelã picadinha, tomate e temperar com azeite e limão. Outra preparação que eu adoro, feita com esse trigo, é a bazargan, salada ideal para festas. Por isso, considero trigo um ingrediente curinga na cozinha. É sempre bom ter um pacotinho no armário. Por ser integral, é rico em fibras, fornece energia e ainda é muito saboroso.
E no episódio inédito de Cozinha Prática de hoje, vou fazer mais uma preparação simples, saudável e gostosa com esse ingrediente: o quibe de peixe. Parece complicado? Longe disso. Fica pronto num piscar de olhos. Ótimo para a correria de fim de ano.
Outro bom motivo para experimentar esse quibe é que até as pessoas que não são lá muito chegadas a peixe podem gostar. O sabor é bem delicado. E servido com uma saladinha de pepino e iogurte, é um ótimo prato para o verão. Leve, leve!
Fotos: Gilberto Oliveira Jr