Toucinho do Céu da Marilia Zylbersztajn
Por Rita Lobo - 31 de outubro de 2022
Comprar uma sobremesa gostosa para receber os amigos em casa é uma ótima oportunidade para experimentar receitas diferentes e conhecer especialidades de chefs.
Pro almoço da Carol Trentini a sobremesa foi preparada pela chef Marilia Zylbersztajn.
CONHEÇA A CONFEITARIA MARILIA ZYLBERSZTAJN
Ela ensinou o passo a passo do preparo do Toucinho do Céu, um dos doces mais tradicionais de portugal, feito à base de ovos e amêndoas, aromatizado com baunilha do cerrado. E olha, ainda é sem glúten e sem lactose!
Toucinho do céu da Marilia Zylbersztajn
Rende 1 torta de 23 cm
240 g de ovos (cerca de 5 unidades)
220 g de gemas (cerca de 12 unidades)
½ fava de baunilha (ou ½ colher [chá] de extrato de baunilha)
200 g de farinha de amêndoa (cerca de 2 de xícaras [chá])
8 g de amido de milho (cerca de 1 colher [sopa])
400 g de açúcar cristal (cerca de 2 xícaras [chá])
200 ml de água
óleo e fécula de batata para untar e polvilhar a fôrma
açúcar de confeiteiro a gosto para servir
- Preaqueça o forno a 170 °C (temperatura média). Leve ao fogo uma chaleira com água para ferver — ela vai ser usada para produzir vapor no forno.
- Unte com óleo uma fôrma redonda de fundo removível com 23 cm de diâmetro. Forre o fundo da fôrma com um disco de papel-manteiga e unte também o papel com óleo. Polvilhe com fécula de batata, chacoalhe bem e bata a fôrma sobre a pia para retirar o excesso.
- Na tigela da batedeira, coloque os ovos, as gemas, a farinha de amêndoa e o amido de milho. Com uma faca pequena, abra a fava de baunilha e raspe as sementes para juntar aos ingredientes da tigela.
- Numa panela pequena, misture o açúcar com a água e deixe em fogo médio por cerca de 5 minutos, até que ferva e todo o açúcar se dissolva. Enquanto isso, bata os ovos com os outros ingredientes em velocidade média, até que se misturem bem e formem um creme claro.
- Diminua a velocidade da batedeira e, sem parar de bater, vá derramando um fio de calda quente para aquecer os ovos lentamente.
- Transfira a massa batida para uma panela grande e leve ao fogo médio. Atenção, este é o ponto-chave da receita: com uma espátula de silicone, mexa sem parar, por cerca de 5 minutos, no centro e nas laterais da panela. A massa vai começar a grudar no fundo e a empelotar, mas não se assuste; é assim mesmo. Continue mexendo e amassando os grumos contra o fundo da panela com a espátula para que se dissolvam, até que a mistura engrosse e fique com a textura de polenta.
- Transfira a massa para a fôrma e cubra com outro disco de papel-manteiga em contato com a massa — assim o toucinho do céu assa de maneira uniforme sem criar uma casquinha na superfície. Coloque uma assadeira com a água fervente na grade de baixo do forno para fazer vapor — não é para assar em banho-maria!
- Leve o toucinho do céu ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até firmar. Retire o disco de papel e deixe assar por mais 5 minutos, até que a superfície doure e crie uma casquinha.
- Retire o toucinho do céu do forno e deixe que amorne antes de desenformar — se o bolo estiver muito quente, pode rachar, e, se estiver muito frio, pode grudar na assadeira.
- Para desenformar: passe uma faquinha (ou espátula lisa) na borda da fôrma para soltar o bolo da lateral. Cubra com um prato, vire de uma só vez e retire o disco de papel-manteiga da base. Cubra o bolo com o prato de servir e vire novamente — assim a parte dourada fica para cima. Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva a seguir (ou mantenha na geladeira até a hora de servir).