Top 10: receitas para um jantar retrô
Por Rita Lobo - 10 de maio de 2016
Cozinha tem moda? Tem. Tomate seco era legal, depois ficou “batido”. Cupcake já teve seu apogeu… Uma hora a salsinha tem que ser bem picadinha; passa um tempo, dizem que é mais legal ir para o prato em folhas inteiras – é, específico assim. É claro que, na cozinha doméstica, a regra é outra: tem que ser gostoso e agradar a família (e ponto!).
O décimo episódio do Cozinha Prática, que foi ao ar na segunda, tem pegada totalmente retrô: torta madalena para o jantar e morangos flambados com sorvete de creme para a sobremesa. Chega a ser divertido revisitar receitas da infância num cardápio de 2016. O assunto te inspira a ir para a cozinha? Então leva todo mundo junto – porque o segredo está na divisão de tarefas – e olha aqui mais 10 ideias deliciosamente datadas!
Coquetel de camarão revisitado
A entrada mais chique dos anos 70 é supersaborosa. Mas aquela montagem rebuscada com camarão ficou datada e desapareceu dos cardápios. Ah, mas a gente coloca ela de volta rapidinho! Entrada divertidíssima para receber os amigos!
Estrogonofe para a família
Carne, creme de leite, molho inglês, extrato de tomate, cogumelo (chame de champignon, sim?). Esse clássico internacional é uma espécie de receita-xodó da mesa dos brasileiros. E, papagaio, como é bom!
Piña colada
O drinque, que leva leite de coco, rum e abacaxi, foi criado em um hotel de Porto Rico, dizem, na década de 50. A combinação tropical tem mesmo cara de festa na piscina. Perfeito para quem gosta de drinque cremoso e docinho.
Sagu de vinho tinto com creme inglês
Sobremesa gaúcha tradicionalíssima que batia cartão no cardápio de muita casa brasileira. Hmmm… Sagu pra lista de compras, já.
Ponche colorido
Filme de sessão da tarde com formatura de escola? Certeza que tem cena com fila pra pegar o ponche, bebida inglesa feita com suco de laranja, frutas picadas e vinho branco. Drinque de jarra rende e alegra a mesa.
Brigadeirão
Quando o micro-ondas apareceu no mercado, no final dos anos 80, brigadeirão de micro virou mania! Mas nossa receita desse pudim de chocolate que é tão – ou quase tão – gostoso quanto um brigadeiro vai no forno convencional.
Cuscuz paulista de legumes
A receita original tem sardinha, mas essa releitura, vegetariana, não fica atrás no quesito sabor: leva caldo de legumes. Nem precisa ser vegetariano para adorar. No mais: olha essa pompa!
Pavê de banana com doce de leite
Pavê de biscoito champagne, de biscoito maria, de sonho de valsa. A sobremesa superpop, servida na travessa, foi sendo esquecida aos poucos. A gente relembra todo mundo com esta versão que mata qualquer vontade de doce.
Salpicão de frango
Uma salada rica em sabores e texturas, com direito a frango, maçã e maionese, lembra? O salpicão (um clássico do Natal) ganhou versão elegante & saudável: as maçãs são cortadas no mandolim (ficam finiiinhas) e o iogurte entra no lugar da maiô – bem mais leve.
Abacaxi retrô com sorvete
Abacaxi que vira tigela para sorvete: só falta um clube e uma piscina para completar a cena nostálgica. Essa ideia divertida ganhou releitura por aqui com os miniabacaxis. Mais sabor e textura: também leva lâminas e licor de amêndoa.
Fotos: Editora Panelinha