Tomate com sabor

Tomate com sabor
Compartilhe

Por Rita Lobo - 12 de maio de 2010


Com o passar do tempo, tomate acabou se tornando um item indispensável na mesa de casa. Eu gosto, mas são os meus filhos que mais comem. Compro de todos os tipos. Débora, caqui, cereja, italiano, grapes. Já que não dá para variar no ingrediente, vou alternando os tipos. Digo não dá porque, se tiver tomate, sei que os pequenos vão comer. E eu não quero transformar a mesa num ringue.

Para eles, sirvo como salada. Eu gosto de comer tomate antes do jantar, como se fosse um aperitivo, cortado em quatro, temperado apenas com sal e azeite. Nem balsâmico coloco. Mas o tomate precisa estar bom. O que nem sempre acontece.

Já para fazer salada, eu faço o tomate ficar bom! Notou como tem épocas em que ele fica aguado e sem gosto? O truque para deixá-lo mais saboroso e carnudinho é dar uma desidratada. O método é muito simples e vale a pena se programar: ele precisa de 12 horas na geladeira.

Basicamente, você só precisa lavar e cortar os tomates em rodelas grossas. Depois, coloque as rodelas num escorredor, ou peneira, sobre uma tigela. Polvilhe com sal marinho, um pouco a mais do que você usaria para temperar a salada, e misture bem. Boa parte do sal irá escorrer com o líquido que sai do tomate. O sal aqui serve para desidratar, não apenas para temperar. Cubra com um pano de prato limpo e leve a geladeira por 12 a 24 horas. Uma ou outra vez, misture o tomate para favorecer a drenagem do líquido.

Se você quiser usar sal grosso, pode até colocar um pouco a mais. Na hora de servir, dá para tirar o excesso chacoalhando as rodelas. Transfira para uma tigela, ou saladeira, não tempere com sal, apenas azeite, balsâmico e pimenta-do-reino. Folhas de manjericão sempre vão bem. Aqui no Panelinha tem também uma receita deste tomate com segurelha, uma erva pouco usada, mas que fica ótima nesta saladinha.

Vale lembrar que a proporção para um bom molho de salada é de 3 partes de gordura (pode ser óleo, azeite ou uma mistura dos dois) para 1 parte de ácido (como vinagre, de vinho branco ou tinto, balsâmico ou até suco de limão).