Sobrou pro chef: Ensopadinho de lombo com canjiquinha e canjiquinha dourada na banha da Janaína Rueda
Por Rita Lobo - 19 de setembro de 2022
Janaína Rueda é dona do Bar da Dona Onça, que em 2008 começou o movimento de revitalizar o centro de São Paulo.
A chef é uma defensora da cozinha popular brasileira. No desafio Sobrou pro Chef ela ganhou uma porção de canjiquinha cozida, ingrediente clássico da culinária brasileira, e uma missão: criar um novo prato a partir destas sobras planejadas, incluindo pelo menos duas hortaliças.
Um item considerado premium também poderia entrar pro jogo. É aquele ingrediente que está entre os mais caros da receita: carnes, peixes, queijos.
E imagine só, Janaína não criou só um prato, mas apresentou duas preparações diferentes com as sobras planejadas da canjiquinha.
Um ensopadinho de lombo com canjiquinha, tomate e couve que estava delicioso e teve até receita bônus: canjiquinha dourada na banha! Pratos incríveis com a assinatura dela. Olha só o passo a passo.
Ensopadinho de lombo com canjiquinha, tomate e couve
Por Janaína Rueda
Rende 4 porções
500 g de lombo em peça
1 xícara (chá) de sobra de canjiquinha
2 tomates
2 folhas de couve
1 cebola
5 dentes de alho
¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de banha de porco
3 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de vinagre de maçã
1 colher (chá) de pimenta calabresa seca
1 pimenta-de-cheiro
3 ramos de salsinha (folhas e talos)
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Coloque os dentes de alho numa tigela, cubra com água e deixe imerso enquanto prepara os outros ingredientes — assim fica mais fácil para descascar.
- Corte o lombo em cubos de 1,5 cm, transfira para uma tigela e tempere com a pimenta calabresa, sal e pimenta a gosto e um fio de azeite.
- Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando estiver bem quente, adicione a banha e deixe derreter. Coloque todo o lombo de uma só vez e deixe dourar, sem mexer, por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, leve uma chaleira com 2 xícaras (chá) de água ao fogo médio e prepare o restante dos ingredientes.
- Lave, seque e corte os tomates em pedaços de 1,5 cm (com as sementes). Descasque e corte a cebola em cubos de 1 cm. Corte a pimenta-de-cheiro ao meio, descarte as sementes e corte as metades em fatias de 0,5 cm. Lave, seque e rasgue as folhas de couve em pedaços grandes — reserve os talos, eles vão ser usados no preparo de uma saladinha. Descasque e pique grosseiramente o alho.
- Mexa a carne com uma espátula, refogando na banha até dourar e o líquido secar, formando um queimadinho no fundo da panela. Adicione a cebola e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Adicione cerca de ¼ de xícara (chá) da água quente na carne e vá mexendo com a espátula para dissolver todo o queimadinho da panela, até secar novamente — esse processo chamado de “pinga e seca” vai cozinhar a carne lentamente, dando mais sabor ao ensopado.
- Junte o alho, refogue por mais 1 minuto e pingue mais um pouco de água, mexendo até secar. Adicione o tomate, tempere com sal, misture bem e deixe cozinhar sem mexer por cerca de 5 minutos até ficar macio e soltar o próprio líquido.
- Enquanto isso, pique fino os talos da couve e de salsinha e transfira para uma tigela pequena. Tempere com o azeite, o vinagre e sal a gosto.
- Adicione a canjiquinha fria em pedaços à panela e misture bem, apertando com a espátula para desmanchar. Regue um pouco mais de água quente para o ensopado ficar úmido e deixe cozinhar mexendo de vez em quando, até a canjiquinha amolecer novamente.
- Desligue o fogo e misture o queijo parmesão, a pimenta-de-cheiro e a couve rasgada — ela vai murchar no calor do ensopado. Sirva a seguir com a saladinha de talos e folhas de salsinha.
Receita bônus: Canjiquinha dourada na banha
Por Janaína Rueda
1 xícara (chá) de sobra de canjiquinha
1 colher (sopa) de banha de porco
queijo ralado a gosto
folhas de salsinha a gosto
- Corte a canjiquinha (fria e endurecida) em pedaços de 5 cm X 6 cm.
- Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando estiver bem quente, coloque a banha e deixe derreter. Coloque quantos pedaços de canjiquinha couberem na frigideira, um ao lado do outro, e deixe dourar por 3 minutos de cada lado.
- Transfira a canjiquinha dourada para um prato e polvilhe com queijo ralado e folhas de salsinha. Repita com o restante e sirva a seguir.