Simpatias de réveillon na ceia do Cozinha Prática

Simpatias de réveillon na ceia do Cozinha Prática
Compartilhe

Por Rita Lobo - 28 de dezembro de 2014


A passagem de ano desperta o lado místico das pessoas, independente da crença e/ou religião de cada um. E muitas das simpatias que a gente faz nesta época do ano estão relacionadas aos alimentos. Por isso, neste episódio especial do Cozinha Prática, vou mostrar como preparar duas receitas que estão carregadas de simbologia.

A inspiração para este especial veio do ano novo judaico, o Rosh Hashana. Embora ele seja um pouquinho distante do dia 31 de dezembro, muitas tradições dos judeus nesta data podem ser incorporadas na ceia de réveillon. A simbologia por trás dos alimentos é universal. À lentilha atrai prosperidade e dinheiro. O mel, doçura para o ano inteiro. O trigo, fartura. A romã, abundância. O legal das tradições judaicas para a comemoração da virada de ano é que existem também os alimentos que você deve comer para aquilo que NÃO quer. Tâmaras, alho poró e rabanete, por exemplo, afastam os inimigos.

Escolhi preparar um bolo de mel, para atrair doçura, que é super fácil de preprarar e muito democrático: ele pode ser feito à mão, no liquidificador ou na batedeira. E também bazargan, uma salada de trigo com molho de romã que vai garantir fartura o ano inteiro. Além de prática, esta salada é uma delícia no verão quente como o nosso.
Veja a receita do bolo de mel
Veja a receita de bazargan

Agora, para finalizar, tem que deixar a casa no clima de ano novo para tudo ficar perfeito. E no réveillon as cores também são cheias de significados. Braco, amarelo, vermelho. Você escolhe. Só não dá pra ficar de fora das tradições.

Horários do Cozinha Prática com Rita Lobo no canal GNT: segunda (inédito) às 20h30 / quarta, às 6h, 10h30 e 18h30 / sexta, às 19h / sábado, às 8h30 e às 17h / domingo, às 5h30

Fotos: Editora Panelinha / Ricardo Toscani