#Receitasquebrilham: Viaje na cozinha!

#Receitasquebrilham: Viaje na cozinha!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de janeiro de 2016


Enfim, férias! Ano encerrado, verão engrenado, passagem comprada… Opa! Você não vai viajar? Isso não me preocupa, sabia? É que viagem, para mim, também acontece em casa, na cozinha – até já escrevi um capítulo inteiro sobre isso no livro Pitadas da Rita. Alguns temperos, ou mesmo pratos, têm o poder de levar a gente, involuntariamente, para lugares bem distantes. Mas pode ser voluntariamente também: é só escolher o destino e caprichar na culinária local. E pode ser um prato, ou um cardápio inteiro, o piloto de fogão é quem manda. Para mim, funciona. Quer experimentar? O voo de hoje vai para a Índia, mas tem parada no Uruguai. Ah, sim, nesse tipo de voo, escala é bem-vinda. Portas em automático: a gente decola agora!

Viaje nas especiarias
O curry, aquele pó amarelo que a gente compra pronto no supermercado, é na realidade uma mistura de especiarias. Vai pimenta, cúrcuma, cominho... A receita muda de família para família. Mas curry é também nome de ensopado que tem sabor para dar e vender: nossa viagem começa por ele. Nesta receita, couve-flor, batata-doce, abóbora e grão-de-bico ganham sementes de coentro e cominho, além de pimenta-caiena e cúrcuma. Ainda tem leite de coco para unir todos os sabores – e fazer a gente voar mais longe.

Para deixar essa viagem com cara de curso de férias no exterior, em vez de usar o curry em pó, a gente faz o nosso próprio curry, como se estivéssemos hospedados na casa de uma família indiana. Falando em preparos caseiros – e já que você vai fazer o próprio curry (o preparo está embutido na receita), sugiro que faça também o próprio leite de coco, batendo a polpa fresca com água morna (tem link abaixo). É outro sabor!

Se este ensopado não for capaz de transportar você para a Índia, não sei o que poderia ser. Quer dizer, eu sei, sim. E até vou indicar aqui. Mas, antes, deixa eu contar alguns segredos sobre essa preparação.

Dicas que brilham
Uma caçarola de aço inox é ideal para preparar o nosso ensopado. É que depois de refogar a cebola e os legumes, você mal precisa mexer na panela, então melhor usar uma que não tenha cabo – economiza espaço no fogão (quem cozinha sempre, sabe que às vezes a logística de cabos fica complicada...). Se for com fundo triplo, melhor: ele distribui e mantém o calor, assim você tem certeza de que tudo está cozinhando no mesmo compasso – o ensopado é cozido o tempo todo em fogo baixo; ou seja,você gasta menos gás e menos tempo na cozinha. E não é que tem mais um benefício? A caçarola vai do fogão para a mesa: na hora de repetir, o ensopado ainda vai estar quentinho.

Voltando à Índia, agora convido você a pegar um trem comigo. No percurso, a gente dá uma beliscada num naan bem feitinho. Conhece? O pão indiano é uma das receitas mais antigas do mundo. É quase o pão original – para estar tanto tempo em alta, deve ser coisa boa, né? E é: fácil de fazer – só precisa mesmo sovar: ele vai assar na frigideira. E leva iogurte, que deixa o preparo bem macio. Vai bem com petisco, vai bem até no café da manhã – e com o nosso curry, claro!

Tem sobremesa nessa viagem?
Tem! O kulfi de cenoura é um sorvetinho delicioso. Não estranhe, não: por lá, cenoura também tem versão doce (a gente aprende muita coisa quando conhece outra cultura). Iogurte, leite condensado e cardamomo (outra especiaria que leva a gente para bem longe) ajudam a fazer desse picolezinho uma sobremesa que é sucesso. Diferente na medida, e mais saborosa do que você imagina.

Olha esse cardápio, que colorido! O amarelo deixa a mesa alegre, bem como pedem as férias. Aí é só curtir cada bocado ao lado da família, ou de bons amigos. Opa, mas não acabou, não. Antes de voltar para casa, vamos dar uma passadinha no Uruguai: me deu uma vontade de tomar clericot! Vinho, frutas, gelo e água tônica e pronto: a bebida de origem francesa virou um clássico uruguaio – eles a-do-ram. E nós também. Na receita do Panelinha, o vinho é verde. Você pode fazer a sua combinação de frutas, mas uma carambola enfeitando a jarra e os copos não vai nada mal.

Não estranhe se você voltar dessa viagem culinária meio diferente – mais contente, relaxado… As férias fazem mesmo isso com a gente.


Receitas para um cardápio de férias:
Ensopado vegetariano (curry)
Veja também: a receita do ensopado vegetariano (curry) em vídeo
Leite de coco caseiro
Kulfi de cenoura
Naan
Clericot verde


Fotos: Editora Panelinha