#ReceitasQueBrilham: almoço de Dia das Mães
Por Rita Lobo - 05 de maio de 2015
Datas comemorativas podem ser uma boa oportunidade para experimentar receitas novas. Isto é, se forem receitas que funcionam, como as nossas, porque não tem nada pior do que testar uma preparação pela primeira vez num dia especial e ter que chamar uma pizza. E olha, eu sei que essas coisas acontecem.
Você não me vê apresentando pratos com lagosta ou outro ingrediente caro, né? Mas, para o Dia das Mães, vamos colocar a mão no bolso! (A gente merece, boba!) Vai ter camarão, e não vai ser com feijão nem com macarrão. Vamos preparar o clássico ensopadinho com chuchu, servido com acaçá, você já fez?
Coitado do chuchu
Antes de falar do acaçá (quase ninguém conhece), vamos conversar sobre o chuchu. Não me venha com preconceito! Ô legume mais injustiçado, não? Ok, ele não tem gosto. Mas isso pode ser uma baita de uma qualidade: ele pega o sabor dos alimentos mais marcantes, no caso do ensopado, o camarão cinza grande. É por isso que esse prato rende que é uma beleza. Malandragem carioca, uma vez que o ensopado de camarão e chuchu é clássico no Rio de Janeiro.
Agora sim, vamos ao acaçá, um acompanhamento fantástico para ensopados de peixe e de frutos do mar. Ele é feito com farinha de arroz e leite de coco. Eu insisto: não deixe de experimentar, é uma joia da nossa culinária que, sei lá por qual motivo, ficou esquecida nos cadernos de receitas. Por ser servido enformado, frio, o o ensopado tem que estar fervendo.
#DicasQueBrilham - para ir do fogão à mesa, o ideal é preparar o ensopado em uma frigideira de aço inox de fundo triplo, que distribui e mantém melhor o calor.
Cardápio completo
Além do prato principal e do acompanhamento, tenho sugestões para manter esse almoço de Dia das Mães bem leve, saudável e saboroso. Ah, sim, o meu conceito de comida saudável é comida feita em casa. O petisco é um grão-de-bico assado, perfeito para beliscar tomando a caipirinha de mexerica com coentro – vai por mim, essa combinação é surpreendente. De sobremesa, frutas, ou melhor, uma torta rústica de frutas. Sirva ainda quentinha, acompanhada de merengue. Curtiu? Então compartilhe! As receitas estão a seguir.
Cardápio para o almoço de Dia das Mães
Caipirinha de mexerica com coentro
Grão-de-bico assado com especiarias
Ensopadinho de camarão com chuchu
Acaçá de arroz
Torta rústica de frutas
Merengue
Fotos: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha