#ReceitasQueBrilham: almoço com amigos (e crianças!)

#ReceitasQueBrilham: almoço com amigos (e crianças!)
Compartilhe

Por Rita Lobo - 13 de maio de 2015


Sábado é sempre o melhor dia para receber. Mesa cheia, amigos, filhos de amigos, nossos filhos... O almoço não tem hora certa para acabar. O menino mais tímido fica colado na mãe. Já o mais novo, sapeca, antes mesmo do prato principal chegar à mesa tem na mão um punhado de batata palha – como resistir a uma tigela cheia dando sopa na mesa? Mesmo a mãe, mais comedida, vai beliscando como se fosse um aperitivo... Mas é acompanhamento, para dar aquele crocante ao prato que todo mundo gosta: o clássico estrogonofe.

Ah, o estrogonofe... Ele já foi chique, virou kitsch, passou a ser trivial, chegou a ser banal, ganhou ares retrô. Pode ter saído de moda, mas nunca saiu da mesa. E o motivo é simples: ele agrada gente de todas as idades. Ainda bem. Porque essa coisa de fazer uma comida para os adultos e outra para as crianças não faz sentido quando o que a gente quer é juntar, ouvir, falar, soltar, se divertir, aproveitar as delícias de uma fase boa da vida.

Essa é a premissa do cardápio de hoje, um almoço entre amigos, bem à vontade. Mas, calma lá! Não vamos servir um estrogonofe qualquer. Talvez você já esteja implicando com a grafia... Por que não strogonoff ou stroganov? O prato é servido por aqui há tanto tempo que já ganhou uma versão brasileira, Herbert Richards. E, se grafia abrasileirada existe, eu uso.

Isso tudo, porém, é o que menos importa na hora de comer. O que realmente faz diferença é a escolha dos ingredientes e da técnica de cozimento. E isso tudo você descobre lendo a receita, testada minuciosamente para que em casa o prato fique tão saboroso como o da foto. Um detalhe: dizem que o prato original era feito com cubos de carne, cebola, mostarda, vinho branco e creme de leite. Será? Jamais saberemos... O que é certo é que, com o passar dos anos, a preparação foi sendo alterada e ganhou a adição de cogumelos-de-paris, molho inglês e ketchup. E pode?

Pois é essa a graça do estrogonofe: tudo pode. Não tem como dar errado cozinhar carne picadinha com creme de leite e alguns temperos. Mas tem como deixar a receita imbatível. E é exatamente isso que vamos fazer. Alguns segredos: o creme de leite fresco deixa o prato mais leve e, acredite, o sabor incomparável. Tem mais um motivo para não usar a latinha: a carne termina de cozinhar no molho e, sem o fresco, tende a talhar.

Próximo. O cogumelo-de-paris é inúmeras vezes mais saboroso do que champignon, em conserva. A textura é outra. É mais carnudinho e dá aquele toque de frescor. Vou parando por aqui... Ou você vai achar que não precisa ler a receita!

#DicasQueBrilham - uma frigideira grande de aço inox com fundo triplo, e borda alta, é ideal para o preparo do estrogonofe. Ela doura a carne, cria o fundo dourado necessário para dar sabor ao molho, que, em função da bordas altas, pode ser feito na mesma panela. E a gente adora receitas feitas em uma panela só! Além disso, a grande vantagem do aço inox é que esse tipo de material não interfere no sabor dos alimentos.

Cardápio completo
Já sabemos qual o prato principal. E que tem batata palha! Ela, porém, confesso, compro pronta no mercado perto de casa. Vem sequinha, finíssima e é feita de forma caseira. Quem prefere pode preparar em casa, mesmo. É tão fácil que nem precisa de receita: é passar no ralador e fritar. Mas eu tenho uma certa preguiça com fritura...

Antes do prato principal, vamos servir um outro clássico internacional, que no dia a dia já valeria como refeição. Gosta da salada niçoise? Além de deliciosa, por levar atum e vários legumes, ela proporciona aquele hábito delicioso de começar a refeição com um vinho branco e, depois, passar para o tinto, que acompanha bem o estrogonofe.

Sobremesa? Claro que vai ter chocolate! Vamos preparar o belíssimo bolo cremoso? Ele pode e deve ser feito no dia anterior ­­– perfeito para receber os amigos.

Receitas para o almoço entre amigos – de todas as idades!
Salada niçoise
Estrogonofe
Arroz soltinho
Bolo cremoso de chocolate

E não se esqueça de servir a batata palha!

OBS: Todas as receitas podem ser preparadas no dia anterior. No caso do estrogonofe, assim que juntar o creme de leite, desligue para não deixar engrossar. No dia seguinte é só aquecer e servir.