Receita pro fim de semana: orecchiette caseiro com molho de tomate
Por Rita Lobo - 23 de setembro de 2020
A pandemia mudou o mundo. A quarentena levou as pessoas para a cozinha. Quem já sabia cozinhar, transformou a cozinha em lugar de refúgio. Quem não sabia, teve que aprender. A descoberta – e as pazes – com o fogão também influenciou as escolhas da receitas para a nova temporada do Cozinha Prática, que vai ao ar todos às 21h, no canal GNT.
Conheça o projeto Receita pro fim de semana
Como preparar macarrão caseiro sem precisar comprar utensílios específicos para fazer a massa? A busca deixou a equipe da Cozinha Panelinha de orelha em pé. E não é que veio de lá a solução? Orecchiette, uma massa italiana em formato de orelha (risos)! Foram muitos testes. A versão final, que já é receita no site Panelinha, é feita com água e farinha de semolina (tem um post falando sobre o uso de farinha de trigo no perfil @cozinhapanelinha no Instagram, siga para saber em primeira mão o que vem por aí!).
Além dos ingredientes, também testamos a durabilidade da massa. No primeiro teste, os orecchietti secaram por 24 horas antes de ir para um pote com fechamento hermético. Mas as 'orelhinhas' ficaram boas por apenas 5 dias – e o tempo de cozimento dobrou. E se mandar todo mundo pro freezer? Deu certo! Duram 3 meses e ficam prontos em 3 minutos, direto do congelador para a panela com água fervente.
O molho de tomate também é especial. Já que você fez a massa caseira, nada mais justo do que pegar um atalho da comida de verdade: tomate pelado em lata. Com manjericão e meia cebola, fica pronto em 10 minutos. A "cereja do bolo" do nosso macarrão são tomates assados com parmesão para acompanhar a massa.
DICAS DA COZINHA
- Sova: No começo, a massa pode parecer dura demais, faltando água. Mas resista! A massa de macarrão precisa de bastante sova para absorver a água e ficar macia. Depois de 30 minutos de descanso, ela fica bem mais macia e se adicionar água a mais antes da sova, pode ficar difícil para modelar depois.
- Rendimento: A proporção é bem fácil de decorar e adaptar: para cada 2 partes de semolina (em peso) usar 1 parte de água (em peso). A nossa receita rende 4 porções, mas se quiser dobrar ou diminuir pela metade, já sabe, só manter a proporção.
- Cuidado com a água: A quantidade de água pode variar de acordo com a umidade do tempo e a marca da farinha. Na hora de fazer a massa, comece adicionando metade da água e vá colocando o restante aos poucos. Não se assuste: a textura é mesmo mais firme que uma massa de pão.
- Substituição de ingredientes: Prepare pelo menos uma vez a receita original com farinha de semolina para sentir a textura da massa e, depois, comece a adaptar. Se quiser usar farinha de trigo, farinha de trigo com farinha integral ou misturar a farinha de trigo com a semolina, lembre-se de adicionar a água aos poucos sempre, pois a quantidade necessária pode variar.