Receita pro fim de semana: brandade de bacalhau
Por Rita Lobo - 07 de outubro de 2020
Bacalhau é daqueles ingredientes que somem da mesa por longos períodos. Faz duas aparições por ano, se tanto: Páscoa (sempre) e Natal (para algumas famílias). Mas não precisa (nem deve) ser assim! O peixe salgado, que já foi muito caro, hoje tem versões bem acessíveis e é do tipo que dura muito e resolve refeições (aqui nas receitas relacionadas você encontra uma lista de sugestões com bacalhau). Aliás, vai além: resolve a refeição e traz um ar festivo à mesa. Por isso ele foi o eleito para a receita deste fim de semana. E fomos buscar a inspiração na culinária clássica francesa. Chique!
CONHEÇA O PROJETO RECEITA PRO FIM DE SEMANA
A brandade de bacalhau é um preparo cremoso que mistura bacalhau desfiado, creme de leite e purê de batata. Com esses três ingredientes não tem como dar errado, né? A vantagem é que, além das batatas fazerem o prato render, você ainda pode usar o bacalhau comprado desafiado (bem mais em conta do que postas ou lombo). Superversátil, a brandade pode servir como entradinha, servida com fatias de pão, ou prato principal. É só mudar o tamanho das porções e os acompanhamentos.
Falando em acompanhamentos, a equipe da Cozinha caprichou nas ideias de acompanhamento para a brandade! Raspas de limão siciliano, grão-de-bico crocante, gema pochê, azeite verde (batido com salsinha), torradas, pão com a brandade assada. Isso sim é que é mesa festiva!
Ao longo da semana, você acompanha no @Panelinha_RitaLobo no Instagram e no grupo Receita pro Fim de Semana no Facebook a conversa em torno dos preparativos para cozinhar com a turma que aceitou esse convite. Aqui, encontra a lista de compras e os bastidores da receita e dicas da equipe da @cozinhapanelinha.
LISTA DE COMPRAS
500 g de bacalhau salgado em lascas (desfiado)
4 batatas (600 g)
2 dentes de alho
½ xícara (chá) de creme de leite fresco > 120 ml
2 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto
noz-moscada ralada na hora a gosto
raspas de limão-siciliano a gosto (opcional)
Não tem creme de leite fresco? Pode usar o creme de leite em lata (com o soro) na mesma medida da receita.
Pode usar o bacalhau dessalgado desfiado e congelado? Pode, mergulhe na água fervente para descongelar completamente antes de refogar.
VOCÊ VAI PRECISAR DE
- Tigela e prato para a dessalga
- Panela média
- Garfo
- Espremedor ou amassador de batatas
- Pano limpo ou papel-toalha
- Tábua, faca, colheres e xícaras medidoras
BASTIDORES DA RECEITA
A ideia era preparar uma receita fácil, do tipo de rende bastante, com peixe e clima de de festa. Depois de muita pesquisa, a brandade de bacalhau foi eleita. Esse clássico da cozinha francesa é chique (bacalhau e creme de leite) e rende bem (batatas!). Além disso, você pode escolher quanto pode e quer investir: pode comprar a posta e desfiar, pode comprar o bacalhau desfiado (mais em conta) ou ainda usar o desfiado dessalgado (mais em conta ainda). Pode usar creme de leite fresco ou em lata (mais em conta). O sabor muda, mas ninguém precisa ficar sem brandade porque não encontra creme de leite fresco ou está com o orçamento apertado.
Para deixar a mesa com ar ainda mais festivo – e o sabor e a textura do preparo ainda mais interessantes – sugerimos uma variedade de acompanhamentos para servir com a brandade: raspas de limão siciliano, grão-de-bico crocante, gema pochê, azeite verde (batido com salsinha), torradas, pão com a brandade assada.
DICAS DA COZINHA
Versátil - A brandade pode ser entrada ou prato principal, depende do tamanho da porção e de como você serve. Um prato mais farto com grão-de-bico crocante e azeite verde é um jantar charmoso. Em porções menores, sobre fatias de pão, depois de estágio no forno, vira uma entrada incrível.
Batatas - Elas devem ir para a panela com água fria mesmo. Resista à tentação de ferver a água antes para ganhar tempo. Faz diferença na textura da batata, e, por consequência, da brandade, que vai ficar menos cremosa, mais farinhenta.