Bacalhau do mar vermelho

Esse clássico francês tem duas grandes vantagens: pode ser preparado com o bacalhau desfiado (mais em conta) e é superversátil. Funciona como petisco charmoso, entradinha sofisticada e prato principal. E vai à mesa com vários acompanhamentos – veja lista de sugestões na receita.
Azeite verde: no liquidificador junte ½ xícara (chá) de azeite, 7 ramos de salsinha (folhas e galhos), tempere com uma pitada de sal e de pimenta-do-reino e bata até ficar liso.
Gema pochê: quebre o ovo, separando a clara da gema e reserve a gema numa tigela pequena. Leve uma panela pequena com água e 1 colher (chá) de vinagre ao fogo médio para ferver. Com cuidado para não estourar, coloque a gema numa escumadeira e mergulhe a escumadeira na água fervente – não solte a gema. Delicadamente, faça movimentos circulares com a escumadeira na água por 1 minuto e meio – assim a gema cozinha sem grudar no utensílio, nem descer ao fundo da panela. Atenção para o ponto: a gema deve ficar com uma película fosca na superfície mas ainda deve estar mole no interior.
Grão-de-bico crocante: numa peneira escorra bem 1 lata de grão-de-bico cozido (1 ½ xícara (chá) de grãos). Transfira para uma assadeira, tempere com 1 ½ colher (chá) de páprica, 1 ½ colher (chá) de cominho, sal e pimenta-do-reino a gosto e 1 ½ colher (sopa) de azeite. Misture bem e leve ao forno preaquecido a 200 ºC (temperatura média) por cerca de 30 minutos, até ficarem dourados – dê uma chacoalhada na metade do tempo. Deixe esfriar antes de servir.
Brandade assada: coloque cerca de 1 ½ colher (sopa) de brandade sobre cada fatia de pão e disponha numa assadeira. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC (temperatura média) para assar por cerca de 15 minutos ou até a superfície da brandade ficar levemente dourada.
Se for usar o peixe já dessalgado, é só mergulhar na água fervente para descongelar completamente antes de refogar.
Pode usar o creme de leite em lata (com o soro) na mesma medida da receita.
Loja Panelinha