Panelinha no Rádio: costelinha de porco
Por Rita Lobo - 05 de abril de 2013
Este domingo, ao meio dia, tem Panelinha na Rádio Estadão . E o cardápio não poderia ser mais saboroso. Para começar, a pastinha ricota com cebola, que fica simplesmente irresistível acompanhada de torradas e... um bom bloody mary! Claro que também vale suco de tomate, mas tem que ser bem temperadinho. E sabe qual o truque do nosso editor de drinques, Antonio Farinaci? Um pouquinho de salsão ralado.
O prato principal leva ao forno uma mistura de perfumes para ninguém botar defeito:maçã, cebola, alho e alecrim, todos juntos para assar a costelinha de porco com crosta de castanha-de-caju. (De certa maneira, aquela imagem do porquinho com uma maçã na boca foi a minha inspiração...).
Para completar a cartela de aromas irresistíveis, ainda temperei a costelinha com geleia de laranja. Esse truque é valioso e serve para outras carnes, como frango assado. O acompanhamento é um incrível repolho grelhado. Esse ingrediente faz muita gente torcer o nariz, mas olha se a apresentação não fica chiquérrima.
Ah, a sobremesa... Bananas flambadas. Elas surgiram num episódio de Rita, Help!, quando Gustavo decidiu preparar os morangos flambados.
Na seção de consumo, vamos falar sobre os moedores de sal e pimenta, cada vez mais presentes nas cozinhas e mesas dos brasileiros (que bom!). Daí a gente vai comentar da diferença entre um tipo de ralador e outro, das marcas, dos preços... tudo para você investir com segurança neste utensílio. Claro, a Daniela Bravin vai dar suas dicas de vinho para combinar com a costelinha e fazer do seu almoço de domingo ainda mais festivo.
Quer cozinhar com a gente? Veja as receitas abaixo, faça sua lista de compras, sintonize o FM 92.9 ao meio dia de domingo (ou acesse o site da Rádio Estadão) e bom apetite!
Conteúdo culinário do #PanelinhaNoRadio
Drinque: bloody mary
Petisco: pasta de cebola caramelizada
Prato do dia: costelinha em crosta de castanha de caju
Sobremesa: banana flambada
Se você quiser publicar sua receita no Instagram, pode me tagear, acrescentando @ritalobo.
Se preferir, insira a foto na nossa página no Facebook.