Minha entrevista pra Folha
Por Rita Lobo - 16 de novembro de 2023
Quando contei pra repórter Karina Matias, da Folha S. Paulo, que aprendi a cozinhar já adulta, ela arregalou os olhos. Tanto é que essa "surpresa" virou a manchete da entrevista que ela fez comigo pra coluna da Mônica Bergamo.
Muita gente não acredita mesmo que eu não aprendi a cozinhar na infância — tem gente até que acha que nasci sabendo, como se cozinhar fosse um dom, e não um aprendizado.
Descobrir como preparar a minha própria comida foi tão transformador que precisei encontrar um jeito de contar isso pra todo mundo. Foi assim que o Panelinha nasceu!
No início, o Panelinha era um site de receitas. Hoje, somos uma produtora de conteúdo multiplataforma, com direito a estúdios (no plural, mesmo), cozinha de testes (pra criar os pratos deliciosos que você encontra aqui), redação (a turma que produz tudo o que você vê nos perfis Panelinha) e até acervo de louças (amo!). É desse lugar incrível que também saem os livros, os cursos da nossa escola em parceria com o Senac, os conteúdos da minha Air Fryer em parceria com Electrolux e, claro, os episódios do Cozinha Prática, minha série que tem mais de 20 temporadas e 400 episódios, feitos pro GNT.
Na próxima semana, essa jornada que começou no dia em que eu aprendi a cozinhar vai ganhar mais um capítulo. No dia 24, estreia na Globo o Prato Feito Brasil, a minha primeira série documental.
Na conversa com a Folha, contei mais sobre esse conceito de comida de verdade, que é o oposto da comida ultraprocessada, e como o pê-efe, esse símbolo da dieta brasileira, é uma fórmula de alimentação balanceada e saudável. Essa, aliás, é a premissa da série: contar pros brasileiros que o jeito que a gente come tradicionalmente é uma dieta fantástica, inclusive, melhor que a mediterrânea, pra quem mora no Brasil. Isso porque combina de forma equilibrada os alimentos que são abundantes por aqui.
Há décadas ensino todo mundo a cozinhar e variar os alimentos. Agora, o próximo passo é falar sobre a importância do arroz com feijão na TV aberta.
Como falei pra Karina durante a nossa conversa (e desta vez ela não demonstrou nenhuma surpresa, rs), comida é o meu assunto. E quero que seja o seu também!