Menu para o Dia das Mães
Por Rita Lobo - 07 de maio de 2010
Decidi o cardápio do Dia das Mães. Vai ser bem simples, bem italiano, comida que agrada crianças e adultos e não dá muito trabalho. A questão do trabalho é relativa, mas digo que não dá trabalho porque as receitas podem ser feitas em etapas. Um pouquinho hoje, outra coisa amanhã e, no domingo, parece mágica.
O prato principal vai ser uma lasanha à bolonhesa. Apesar de um pouco banalizada, quando bem feita é uma excelente opção: dá sabor de intimidade a ocasiões festivas e pode ser feita com antecedência.
Na minha opinião, seja lasanha, espaguete ou a massa que for, quando o molho é à bolonhesa a melhor salada para acompanhar é a de cogumelos-de-paris. Mais para frente no post explico direitinho a receita, mas é feita com cogumelos, salsão, limão, parmesão e, se a pessoas quiser, um fio de azeite trufado. Totalmente opcional. Tem gente, inclusive, que não gosta. Já da salada, até quem não gosta de “coisas verdes” ama essa receita. Sucesso total! Mas é uma salada de adultos, por isso vou fazer também uma caprese para as crianças.
A sobremesa vai ser tiramisu. Eu avisei que o cardápio era bem italiano e simples. Mas não muito barato. O queijo mascarpone usado para fazer o tiramisu é caro. Mas para o Dia das Mães vale a pena!
Plano de bordo
Seremos seis adultos e quatro crianças. Hoje preparo o molho à bolonhesa. Amanhã, o tiramisu. Também amanhã à noite, deixo pronta a mesa do almoço, a bandeja com as xícaras de café e tudo que puder ser feito de antemão. No dia, não vou ter ninguém para me ajudar.
No domingo cedo, faço o molho branco e monto a lasanha. Uso aquela massa que não precisa de pré-cozimento. Uma hora antes do almoço, preparo as saladas. Meia hora antes, coloco a lasanha no forno. É um pouquinho de trabalho por dia para na hora parecer que não deu trabalho nenhum. Ah! Já comprei o vinho e as frutas, que sempre ficam sobre a mesa.
Receitas
Salada de cogumelos-de-paris, salsão e parmesão
Serve 8
O segredo é comprar o melhor parmesão que você puder, de preferência o Reggiano. Faz diferença. Já o cogumelo, se não for fresquíssimo, não dá para fazer a salada.
Ingredientes
500 g de cogumelos-de-paris
2 colheres (sopa) suco de limão
1 ½ xícara (chá) de salsão cortado em fatias finas na diagonal
1 ½ xícara de parmesão ralado grosso ou em raspas
6 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
um fio de azeite trufado (opcional)
Modo de preparo
Limpe os cogumelos com pano de prato úmido. Corte em fatias grossas e transfira para uma saladeira ou tigela onde irá servir. Regue com o suco de limão para não escurecer. Junte o salsão fatiado, o queijo e misture bem. Regue com o azeite e tempere com pimenta-do-reino moída no hora. Verifique o sabor. Às vezes, nem uso sal, pois o queijo já é salgado. “Mas vai de gosto, não é?”
A Salada caprese está aqui.
Lasanha à bolonhesa
Serve 8
Para o molho à bolonhesa, faço o dobro desta receita aqui.
Para o molho branco
Ingredientes
4 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 l de leite
1 pitada caprichada de noz-moscada
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
1. Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa por 2 minutos com uma colher.
2. Sem parar de mexer, acrescente o leite de uma só vez. Aumente o fogo e continue mexendo até engrossar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve. . O molho branco pode ficar bem ralo. Ao cozinhar, a massa da lasanha absorve o líquido e ele engrossa.
Montagem
A montagem é muito simples. Eu não uso queijo ou presunto em fatia. Não gosto. Já a massa, uso daquela que dispensa o pré-cozimento. Então, no fundo do refratário, espalho um pouco de bolonhesa; cubro com as folhas de lasanha; espalho mais bolonhesa e rego com molho branco. Assim vai, até acabar, sendo que na última camada, coloco parmesão ralado. Cerca de 20 minutos no forno preaquecido a temperatura média são suficientes.
A receita do tiramisu está aqui.
Como amanhã eu não trabalho, aproveito para desejar desde já um almoço muito feliz e saboroso para todas as mães!