Marmita de chef: salmorejo com farofa de cuscuz do Raphael Despirite
Por Rita Lobo - 31 de agosto de 2022
Raphael Despirite começou a carreira gastronômica aos 14 anos de idade. Ele era ajudante de cozinha no restaurante da família, depois passou por estabelecimentos estrelados no mundo, e hoje ele é conhecido por ser um cozinheiro original e criativo. E olha só, foi com muita criatividade que ele encarou o desafio marmita de chef!
Neste desafio, o chef tem que criar um novo prato a partir de uma refeição preparada por mim. É preciso mudar completamente o sabor das sobras e pensar que marmita é marmita. Precisa aguentar o transporte e sobreviver algumas horinhas dentro da sacola térmica.
E Raphael Despirite provou que cozinha é um lugar em que a gente pode ser bem humorado e botar todos os nossos sentidos pra jogo. Ele preparou um delicioso salmorejo, que é uma sopa fria, com farofa de cuscuz. Marmita de chef deliciosa!
salmorejo com farofinha de cuscuz e croûtons de abobrinha
Por Raphael Despirite
Rende 3 porções
PARA O SALMOREJO E OS CROÛTONS DE ABOBRINHA
6 tomates bem maduros
1 abobrinha
½ cebola
1 dente de alho
2 ovos
1 colher (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de molho do frango à cacciatore
azeite a gosto
sal a gosto
raspas de limão-siciliano a gosto
folhas de manjericão a gosto
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
- Lave e seque os tomates e a abobrinha. Numa tábua, corte a abobrinha ao meio, no sentido da largura. Apoie a parte cortada na tábua e separe o miolo da abobrinha passando a faca a uma ditância de 0,5 cm da casca.
- Corte o miolo da abobrinha em pedaços grandes. Descasque e corte a cebola em cubos grandes. Descasque e corte o dente de alho ao meio.
- Numa assadeira, coloque os tomates inteiros, o miolo da abobrinha, a cebola e o alho. Regue tudo com 2 colheres (sopa) de azeite e tempere com sal. Polvilhe os tomates com o açúcar e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até que fiquem macios.
- Corte a casca da abobrinha em cubinhos de cerca de 0,5 cm. Tempere com azeite, sal, raspas de limão e folhas de manjericão. Reserve.
- Enquanto isso, leve uma panela pequena com água ao fogo alto para ferver. Mergulhe os ovos, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 9 minutos.
- Com uma escumadeira, passe os ovos cozidos para uma tigela com água e gelo para esfriar e cessar o cozimento. Descasque os ovos e reserve.
- Retire os legumes assados do forno e transfira para o liquidificador. Adicione o molho do frango, 1 ovo cozido e bata até obter um creme liso. Tempere com sal a gosto, coloque um pouco mais de azeite e bata novamente.
- Transfira para uma tigela e leve à geladeira para que esfrie antes de servir. Enquanto isso, prepare a farofinha de cuscuz.
PARA A FAROFINHA
1 xícara (chá) de sobra do cuscuz de milho
2 coxas do frango à cacciatore
6 ervilhas-tortas na manteiga
½ cebola
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de azeite
sal a gosto
- Descasque e pique fino a cebola. Descasque e fatie o alho em lâminas finas. Empilhe uma ervilha-torta sobre a outra e corte em fatias de 1,5 cm.
- Com as mãos, desfie o frango (com a pele) em lascas grandes.
- Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, coloque a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o alho e refogue por mais 1 minuto para perfumar. Adicione o frango desfiado e as ervilhas-tortas e mexa bem para aquecer. Por último, misture o cuscuz de milho.
- Descasque o outro ovo cozido e esmigalhe com um garfo. Sirva o salmorejo frio, polvilhado com o ovo cozido e acompanhado dos croûtons de abobrinha e da farofinha de cuscuz.