Instant Chic

Instant Chic
Compartilhe

Por Rita Lobo - 12 de maio de 2008


Todo mês de maio, a gente aqui no Panelinha gosta de fazer um agradinho para as noivas. Elas são freguesas fiéis. Já na lua-de-mel mandam e-mails pedindo receitinhas para começar a vida a dois com praticidade, sabor e amor.

Ah, minha filha, se eu tivesse a receita para isso... Ou a vida é prática ou tem sabor. Ou tem amor ou tem praticidade. Tudo fica mais saboroso com amor, claro. Mas amar não é nada prático.

Não sei muito bem por que maio é o Mês das Noivas. Eu não me casei em maio, não fiquei noiva antes de me casar, não fiz festa de casamento, apenas um jantar para os parentes. E isso já é muita coisa! Hoje em dia, a maior parte dos casamentos acontece em dezembro. E a razão é simples: é o mês do 13º salário. Mas não vamos falar de dinheiro agora.

Depois do casamento, as sogras começam a aparecer nos e-mails. “Meu marido adora a torta de frango da mãe dele.” Em respeito a elas e, principalmente, às sogras que um dia seremos, prefiro não reproduzir o resto do e-mail. É verdade que algumas sogrinhas se aproveitam da inexperiência culinária das noras. Mas você não faria o mesmo? Eu acho que vou, mas tenho tempo para pensar sobre isso.

Não importa o tipo de sogra que você tenha, quando o assunto é comida, não vale a pena competir. A não ser que ela seja um zero à esquerda ou você um ás na cozinha. E mesmo que ela nunca tenha gostado de cozinhar, ainda assim tem mais domínio sobre o paladar do seu marido. Geralmente as sogras têm prática, anos de experiência gerenciando a cozinha, coisa que ninguém consegue ganhar em um mês. Ou mesmo em um ano. Como é difícil fazer uma cozinha funcionar! Mas nem tudo está perdido.

Esqueça o trivial simples, a torta de frango da sua sogra. O segredo é decorar meia dúzia de receitas fáceis, com ingredientes simples, mas que tenham um truque, que impressionem. E uma mesa bem arrumada também ajuda a dar um certo charme às refeições. Compre apenas um par de talheres especiais, exclusivo do casal, que simbolize a cumplicidade. Mande bordar dois guardanapos com monograma. Ou dê uma panela de presente para ele. Incentive. O mês é das noivas, mas os maridos também devem ser bem-vindos na cozinha. Não basta ser bom de garfo, tem que participar.

Para dar uma mãozinha, fizemos uma seleção de receitas, ideais para quem não sabe nem quer aprender a cozinhar arroz com feijão. Todas elas são básicas, porém com algum toque especial. As raspinhas de limão transformam um bolo simples no bolo mais acessado aqui do site. O macarrão ganha melão e presunto cru, um clássico casamento de sabores, e fica do jeito que todo mundo quer: prático e saboroso. O peixe sobre lentilhas com espinafre, além de prático e saboroso, é saudável, uma característica que todos nós deveríamos apreciar.