Gazpacho a 'djato'
Por Rita Lobo - 09 de setembro de 2014
Quem assistiu a Mulheres à beira de um ataque de nervos, do Almodóvar, não há de ter se esquecido da cena em que uma das personagens prepara um gazpacho com o maior esmero – e ainda inclui na receita comprimidos de soníferos. Aquela sopa vermelha, intensa, é um clássico espanhol. E marcou o filme.
Bueno, não precisamos ser assim tão dramáticos… Nem tão rígidos quanto à receita. Tem um jeito bem prático de fazer essa sopa gelada, que originalmente é mais trabalhosa: leva tomate e pimentão sem pele e sem sementes picados, entre otras cositas más – o que não inclui comprimidos de nenhum tipo, bem entendido.
Leia também: a crônica sobre o episódio desta semana do Cozinha Prática, dedicado às marmitas em porções individuais.
Vamos simplificar? Comece garantindo uma garrafinha de suco de tomate. Aproveite para preparar a sopa no dia em que estiver fazendo algum tipo de "rapa" na geladeira, já que você vai usar apenas pedaços de pepino e pimentão. Funciona muito bem como marmita phyna. Em maior quantidade (dobre as porções), rende uma entrada que faz figura – e tem tudo a ver com a chegada da primavera, que se aproxima.
Clique para ver a receita de gazpacho a jato