Farofa de agrião, do chef Marcelo Correa Bastos
Por Rita Lobo - 08 de novembro de 2021
Conhecido por ser um pesquisador da cozinha brasileira e recriar preparos tradicionais, o chef Marcelo Correa Bastos veio ao Cozinha Prática: Farofa e mostrou uma farofa-salada. Ou seria uma salada-farofa? Para decidir tem que experimentar antes. A farofa, preparada como manda a cartilha, é misturada a agrião e cebola crus. Fica refrescante e surpreendente e serve para chacoalhar as ideias. Em seu restaurante, ele serve esta farofa com cupim assado e purê de mandioca.
Tudo sobre farofa
Cozinha Prática Novos Ares
Farofa de agrião
Serve 4 porções
150 g de agrião (cerca de ½ maço)
300 g de farinha de mandioca fina crua
100 g de manteiga em cubos
50 g de bacon em cubos de 0,5 cm
1 cebola pequena
3 dentes de alho
1 cebola roxa
60 ml de vinagre de arroz
azeite a gosto
- Descasque e corte a cebola roxa em tirinhas finas. Transfira para uma tigela e cubra com água e cubos de gelo. Prepare os outros ingredientes – esse descanso faz que a cebola fique menos ardida.
- Lave, seque e corte o agrião (folhas e talos) em pedaços médios. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho.
- Leve uma frigideira grande com o bacon ao fogo médio. Assim que a gordura do bacon derreter e começar a dourar, adicione a manteiga e mexa para derreter. Acrescente a cebola, tempere com sal e pimenta e refogue até começar a dourar. Por último, adicione o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
- Acrescente a farinha de mandioca aos poucos e toste, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e reserve.
- Escorra a água da cebola e transfira as fatias para uma tigela. Junte o agrião e tempere com azeite, o vinagre e sal. Adicione a farofa e misture delicadamente. Sirva a seguir.