É pique, é pique... Bolo de nada é TUDO!

É pique, é pique... Bolo de nada é TUDO!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 17 de agosto de 2015


Esta semana, bolo não vai faltar... A começar pelo episódio inédito do #CozinhaPraticaNoGNT (veja abaixo todos os horários do programa). Você vai ver como transformar uma receita simples em bolo de festa. Mas, antes, vamos investigar o método cremoso, uma técnica que usa como base a manteiga. É o chamado bolo de nada – uma injustiça, aliás, porque esse bolo amanteigado é absolutamente tudo. Não tem textura melhor!

É tudo proporção
Mais do que uma receita, vamos ver uma fórmula que serve para criar bolos de todos os sabores. Os ingredientes mudam, mas a proporção tem que ser a mesma. A receita básica fica assim:

3 xícaras (chá) de farinha
200 g de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Uma troca simples de ingredientes, porém, transforma o bolo de nada em um bolo de laranja: é só substituir uma xícara (chá) de leite por suco de laranja. E se a gente tirar o suco e substituir pela mesma quantidade de leite de coco? Olha o bolo de coco aí! Mas dá pra melhorar… Sai uma das xícaras de farinha e entra outra de fubá, e temos um bolo de fubá com coco. Podemos também tocar o a xícara de fubá por chocolate em pó e está pronto o bolo de chocolate. Deu pra entender a lógica?

E se colocar raspas de limão? Acertou! Vira a receita do meu clássico bolo delícia de limão, uma das primeiras receitas do Panelinha, publicada há 15 anos. Ela continua sendo um sucesso. #orgulho!

Voltando ao programa, olha só que coisa curiosa: com essa receita básica, a gente vai pro nível dois no mundo dos bolos. Você vai ver como transformar uma massa simples em bolo de festa, com direito a recheio e cobertura. Pois é, vai ter doce de leite e merengue suíço e duas técnicas fáceis de decorar o bolo.

Fica, vai ter zuppa inglese!
Pra preparar o merengue, a gente só usa as claras, certo? Então, as gemas serão usadas em outra receita. Vamos preparar um creminho de confeiteiro que, junto com as sobras do bolo, vão se transformar na zuppa inglese, uma verrine servida geladinha que, apesar do nome, é uma sobremesa clássica italiana.

Conheça algumas receitas do programa:
- Bolo de nada
- Zuppa inglese


Fotos: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha