Bolo de nada
Um bolo de nada que é tudo! A base é de bolo simples. Mas capriche na decoração para fazer bonito na próxima festa. Esta receita é garantia de sucesso entre os convidados.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 200 g de manteiga em temperatura ambiente
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 4 ovos
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma
- papel-manteiga para forrar a fôrma
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda de 20 cm de diâmetro e 10 cm de altura, espalhando com um pincel uma camada fina e uniforme de manteiga.
- Corte um disco de papel-manteiga usando o fundo da fôrma como medida - ele deve ficar do tamanho exato. Pressione com os dedos para colar o papel no fundo untado. Pincele novamente a manteiga sobre o papel. Polvilhe o fundo e laterais da fôrma com farinha e bata bem sobre a pia para retirar o excesso.
- Numa tigela, misture a farinha com o sal. Reserve.
- Na batedeira, bata a manteiga até que fique branca (se tiver, use a pá da batedeira. Ela deixará a massa mais firme). Diminua a velocidade da batedeira e adicione o açúcar aos poucos. Bata por cerca de 5 minutos até formar um creme pálido - se precisar, faça intervalos e raspe as laterais da tigela com uma espátula.
- Junte os ovos, um a um, batendo para misturar entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione a mistura de farinha e sal, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar. Desligue a batedeira e, por último, misture o fermento delicadamente com uma espátula. Transfira para a fôrma untada e nivele a massa, girando a fôrma rapidamente sobre a mesa.
- Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 30 minutos. Diminua a temperatura para 160 ºC (temperatura baixa) e deixe assar por mais 50 minutos - é importante diminuir a temperatura para evitar que ele crie uma crosta por fora e não cozinhe no centro.
- Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Desenforme sobre um prato grande, retire o papel-manteiga e espere esfriar completamente para rechear e cobrir.
Para o merengue
Ingredientes
- 4 claras de ovo
- 1½ xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
- Leve uma panela pequena com água ao fogo médio - ela servirá de base para o banho-maria.
- Numa tigela, quebre um ovo de cada vez: deixe escorrer apenas a clara, utilizando a casca para separar a gema. Transfira a clara para uma tigela de vidro (ou inox) e reserve a gema para outra preparação.
- Junte o açúcar às claras e misture. Encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame, por cerca de 4 minutos, até ficar liso - cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza que está no ponto certo, com uma colher, retire uma pequena porção da mistura e, com a ponta dos dedos, verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos aparentes de açúcar.
- Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme.
Para a montagem
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado cozido (395 g) ou doce de leite
- 1 saco de confeiteiro descartável
- 1 bico para confeitar tipo pétala grande
Modo de preparo
- Com uma faca de confeiteiro, corte o topo do bolo para nivelar - reserve as aparas para outra preparação. Corte o bolo ao meio, no sentido do comprimento, para formar duas camadas (se preferir, use uma linha grossa em vez da faca). Utilize o fundo de uma fôrma para transferir uma das camadas para a bancada.
- Com uma espátula, espalhe o leite condensado cozido sobre uma das metades do bolo, do centro para as bordas, sem chegar até a extremidade - isso evita que o recheio vaze e suje a cobertura. Cubra com a outra metade do bolo.
- Com uma espátula de confeiteiro (ou espátula de bolo), espalhe uma camada fina de merengue sobre as laterais e topo do bolo. Coloque o bico dentro do saco de confeiteiro e corte a ponta. Transfira o merengue restante para o saco, e torça bem a abertura maior para fechar. Comece a decoração de cima para baixo: posicione o bico em pé, rente a lateral do bolo; pressione o saco continuamente para traçar uma camada de merengue por toda a lateral; repita, sobrepondo uma camada à outra, até chegar à base. Sirva a seguir.
OBS: Se preferir, espalhe colheradas de merengue sobre o bolo para decorar e queime com o maçarico.
Sem desperdício
Veja como transformar as aparas de bolo numa nova sobremesa: a Zuppa Inglese.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 2h
- Serve
- 1 bolo (serve 12 pessoas)