Dia das Mães: a massa da torta
Por Rita Lobo - 04 de maio de 2012
Há inúmeras maneiras de preparar a Tarte Tatin. A mais comum é fazendo um caramelo numa frigideira que vá ao forno; ali, colocam-se as maçãs descascadas e cortadas; por cima vai a massa folhada, que geralmente é comprada pronta. É mais prático fazer assim. Mas não é a minha receita favorita.
Eu gosto de massa de torta mais crocante, a patê brisée, que também é usada para fazer tortas salgadas, como a quiche de queijo branco. Mas além de não usar a massa folhada, também quis testar a preparação numa fôrma – pois sei que nem todo mundo conta uma frigideira que vá ao forno!
O ideal é assar a Tarte Tatin numa fôrma bem baixinha. Mas como a ideia era experimentar o preparo em condições desfavoráveis, coloquei as maçãs numa fôrma alta e de fundo removível. Assim, garanto que todo mundo consiga fazer em casa.
Para a calda não vazar, embrulhei com papel-alumínio e coloquei a fôrma dentro de uma assadeira – ninguém merece calda vazando no forno quente! É uma fumaceira. Não combina com almoço festivo.
Veja o passo a passo fotográfico na nossa página no Facebook. E a receita, claro, está aqui: Tarte Tatin, especial para o Dia das Mães.
As fotos do especial de Dia das Mães são do Gilberto Oliveira Jr.