Aula de culinária: deixe o trabalho para o forno
Por Rita Lobo - 19 de fevereiro de 2018
Quem acompanhou as aulas do Cozinha Prática Verão já perdeu o medo de entrar na cozinha. Ficou fácil planejar a compra da feira, preparar uma boa salada, mudar para muito melhor o sabor do franguinho grelhado do dia a dia, encarar a panela de pressão, acertar no refogado, reaproveitar as sobras. São lições preciosas e que vão servir sempre. E em bom curso de forno e fogão tem que ter aula de assado, né? Chegou a hora!
Vamos assar pescadas para investigar a técnica culinária que facilita e muito a vida no dia a dia. Muita gente deixa de comer peixe porque acha difícil de cozinhar ou não quer deixar aquele cheiro de peixe frito na casa. Você vai ver como, no forno, o preparo é facílimo.
Para complementar a aula, e o prato, chips de mandioca absolutamente crocantes e sequinhos. É aprender a técnica e sair preparando as suas versões. Ah, e quem ama abacate pode comemorar: vai ter guacamole! Para a sobremesa, sorbet. Quer pretexto mais fresco e delicioso para aprender a descascar, cortar e congelar manga?
Veja a seguir o que você vai aprender na aula da semana e confira também a lição de casa.
- Como assar
- Como assar peixe
- Como assar chips
- Como usar o descascador de legumes para fazer chips
- Como cortar avocado
- Como cortar manga
- Como preparar pescada assada
- Como preparar guacamole
- Como preparar sorbet
- Como preparar drinque de sorbet
assado
Agora que você já incluiu o peixe no seu repertório de receitas, vamos preparar o ingrediente usando outra técnica, a do papilote. Não tem erro: nesta embalagem de papel que vira uma trouxinha (não precisa saber fazer origami!) você já tempera o prato, inclui legumes e tudo cozinha junto, no vapor criado dentro do envelope. É prático e não deixa cheiro na casa. Vamos nessa? Robalo assado no papilote.
Quando a gente descobre como os legumes assados são práticos e saborosos, não para mais de testar a técnica. Para que você se surpreenda logo de cara, vá de rabanetes com molho de mostarda. A receita é perfeita para acompanhar o grelhado do dia a dia (lembra da aula das marinadas?). A refeição vai virar um banquete.
Chips
Eles vão bem como petisco, para incrementar a salada, o risoto, a sopa, o pê-efe. O pulo do gato está na hora de acomodar as fatias na assadeira: elas devem ficar separadas uma das outras para que o preparo fique crocante. Partiu colocar a mão na massa? Chips de beterrada, lindos e deliciosos.
sorvete
Quem prestou atenção à aula viu que fruta congelada é carta na manga para preparar uma sobremesa deliciosa e rápida para o verão. Pausa para recapitular a aula da semana passada: lembra da sangria com abacaxi e uva congelados?
Assim como funciona com a manga, a banana também só precisa de alguns minutos no processador para virar sorvete de banana. Pode parecer que não vai dar certo, mas segura a ansiedade de principiante que a conscistência fica cremosa no final. É receita de um ingrediente só. Lição fácil essa, hein?
Look da professora
Colar: Maria Filó
Blusa: Spezzato
Lenço: acervo
Calça: Diesel
Tênis: Adidas
Figurino: Luise Federman
Beleza/cabelo: Paula Vida
Fotógrafo: Arthur Vahia
O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha