Cozinha Prática: sopa de cebola

Cozinha Prática: sopa de cebola
Compartilhe

Por Rita Lobo - 31 de agosto de 2015


Vou chorar. Desculpe, mas eu vou chorar. É que sopa de cebola vai ser o prato principal do episódio inédito do Cozinha Prática desta semana – se eu já choro picando uma cebola pra refogar o arroz, imagina 500g… Então, vamos excluir a sopa da temporada? De jeito nenhum! Essa receita é campeã em reaproveitamento. Solução: vou fazer papelão e chorar a valer.

Pra a sopa, além de cebola, vamos precisar ainda de 500g de músculo. Ele vai ser usado pra preparar um caldo caseiro rapidíssimo. Além de dar um sabor pra nossa sopa (que nenhum cubinho é capaz de reproduzir), o músculo vai se transformar num prato árabe fantástico, o hummus ma lahma. Acha que é só? Claro que não. Vai ter marmita com inspiração arr-rentina: é pastel de forno, mas também pode chamar de empanadas.


Da França pro mundo
Pois é, agora você já sabe que o programa de hoje vai ser poliglota. Mas a base de tudo é a sopa francesa de cebola. Você vai ver, porém, que sopa também pode ganhar personalidades diferentes quando a gente troca os acompanhamentos. Vou mostrar três opções: gratinada com pão italiano e queijo gruyère; assada com massa folhada; e servida com um brasileiríssimo beiju. E ainda tem mais: dá pra bater no liquidificador, mudar a textura e servir com croutons. São muitas as possibilidades.

Aí vem a transformação, o hummus ma lahma. Aqui nos trópicos, a gente conhece homus como apetiritivo, ou mezze, como dizem por lá. Mas o homus, a pasta de grão-de-bico, servida com carne fritinha e cebola caramelada vira um prato principal pra ninguém botar defeito. E o melhor, fica pronto num “biscar de olhos, brima”! Isto é, se você estiver usando o músculo do caldo da sopa. Aqui é assim: a gente gasta um tempinho numa receita, mas recupera na outra!


No início da temporada, eu assumi um compromisso com você: todo episódio terminaria com uma marmita. E hoje não vai ser diferente. A essa altura você já sabe que o segredo pra reaproveitar as sobras, sem gosto de já te vi, é mudar os sabores. Vamos usar páprica doce, picante e cominho pra temperar a carne do recheio do pastel. E ainda outros ingredientes, típicos das empanadas: uva-passa, ovo e azeitona. Fica bom demais!

Veja aqui algumas receitas do programa:
- Sopa de cebola
- Caldo de carne caseiro


Fotos: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha