Cozinha Prática: Silvia

Cozinha Prática: Silvia
Compartilhe

Por Rita Lobo - 07 de novembro de 2016


No 12º episódio do Cozinha Prática você vai conhecer a Silvia Panossian, que é professora de inglês, mas poderia ser professora de alimentação saudável e praticidade na cozinha. Ela mora sozinha e tem a facilidade de almoçar (e jantar) em casa todos os dias. Mas tem que ser pá-pum. Como ela consegue? Silvia é doutora em planejamento: tira um dia para cozinhar no mês, prepara todo o cardápio, depois porciona e congela. Até as saladas ficam prontas com alguma antecedência.

Silvia sempre foi assim? Não. Precisou adaptar a rotina de delivery e restaurante para cuidar do colesterol, que andava alto. O resultado veio: conseguiu melhorar a saúde depois que apostou na comida caseira – leia-se comida de verdade, com o tanto de sal e gordura que você escolhe colocar. “Sem contar que passar esse dia inteiro cozinhando é muito gostoso”, conta.



Olha, de fato a cozinha dela, que é pequena e bem equipada, é uma delícia: depois de reformada, ganhou os tons de rosa e cinza, combinação improvável para o ambiente. Além disso, tem iluminação direta e indireta e é superbem planejada e organizada para aproveitar todos os espaços. Nada mal passar um dia inteiro ali.

Só a visita à cozinha dela já torna este episódio imperdível. Mas tem as receitas também, claro! A cozinha cor-de-rosa deu o tom, literalmente, do cardápio que preparei na volta ao estúdio.



As receitas do episódio
Café da manhã é uma refeição importante. Mas será que dá para fazer um senhor café da manhã num dia de semana qualquer? Neste episódio, você vai ver que é possível sim. Na cozinha do #EstúdioPanelinha vou mostrar como hidratar tapioca em casa. Assim você nem precisa ler o rótulo da embalagem de tapioca pronta para saber se está consumindo sódio demais. É tão fácil! E digo mais, vai sair uma tapioca cor-de-rosa, porque é hidratada com beterraba – a cozinha da Silvia realmente inspira!

Para deixar tudo mais prático, adote duas medidas: a tapioca fica hidratando da noite para o dia na geladeira (aí, pela manhã, é só amassar e preparar com queijo meia cura derretido e mel, superbrasileiro); a outra é aproveitar as bananas que estão ensaiando passar da hora na fruteira. Descascadas, elas vão em rodelas para o congelador e, dali, para o liquidificador: é que além da tapioca, vai sair um smoothie de manga e banana – uma vitamina que leva iogurte no lugar do leite. Olha, meu amigo, minha amiga, melhor não perder este programa!

Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani e Gilberto Oliveira Jr.