Cozinha Prática: omelete rústica e de hotel + tomates recheados + saladinha com molho de mostarda

Cozinha Prática: omelete rústica e de hotel + tomates recheados + saladinha com molho de mostarda
Compartilhe

Por Rita Lobo - 08 de abril de 2016


Se a cozinha fosse um time de futebol, você seria do time júnior ou sênior? Seja qual for o nível de habilidade, com ao menos um ingrediente essas duas equipes jogam muito bem no cardápio: o ovo. É clichê, mas vou dizer mesmo assim: ovo é show de bola. Sai uma omelete rapidinho? Ô, se sai! Aliás, no episódio inédito do Cozinha Prática desta segunda (dia 11/04, às 20h30 no canal a cabo GNT) vou ensinar não uma, mas duas maneiras de preparar esse clássico das refeições práticas!

A primeira é ideal para quem está, digamos assim, no aquecimento – começando a tomar intimidade com o fogão. A omelete rústica é aquela que sai douradinha da frigideira, e é mais fácil de fazer: a espátula empurra para o centro os ovos batidos que vão cozinhando nas bordas, assim ela fica toda enrugada, espessa. Já a omelete de hotel é dobrada de um jeito todo especial, recheada com espinafre e queijo. É mais difícil de preparar, mas nada que depois de dois erros a gente não acerte! Nada como aprender com os próprios erros.

Se depois de ver o programa, e treinar em casa, você ficar craque no assunto, pode se orgulhar: em alguns restaurantes, preparar uma omelete é parte do teste de admissão.

Os acompanhamentos
Esta é a temporada dos jantares bem resolvidos, feitos com comida de verdade. (De verdade mesmo, não aqueles ‘de verdade’ de propaganda de comida pronta.) Omelete é uma ótima saída, mas vamos dar uma sofisticada? Não vai dar trabalho extra – e vai dar tempo, acredite. Vamos preparar tomates recheados com farofa crocante de aliche. Já provou? Que acompanhamento delicioso!

Um detalhe: como levam mais tempo que os ovos pra assar, eles entram primeiro na fila das preparações. Omelete tem que fazer na hora de servir. Os tomates inteiros, sem semente, servem de recipiente para a farofa, feita com farinha de rosca, queijo parmesão ralado na hora e aliche (alerta: quatro ingredientes curinga numa tacada só!). Eles vão ao forno e saem prontinhos em coisa de meia hora.

Tomates no forno, ingredientes da omelete separados, esperando para entrar em campo nos 45 do segundo tempo… Use os minutos que estão sobrando para preparar um molho com mostarda, azeite, vinagre e mel, que vai dar um up na saladinha de verdes (que você pode deixar lavada na geladeira, sempre). Olha que sucesso esse cardápio!

Que bonito é…

As receitas do episódio
Omelete de hotel
Omelete rústica
Molho de mostarda e mel para salada
Salada de verdes


As músicas do episódio
Na cadência do samba (que bonito é) - Waldir Camon
Walk this way - Aerosmith
Space jam - Quad City Dj’s
Maniac - Michael Sembello


O look do episódio
Top, Tufi Duek. Calça, Shoulder. Sapatos, Paula Torres. Brincos, Pitanga. Pulseira, Central de Designers.


O “Cozinha Prática com Rita Lobo” vai ao ar toda segunda, às 20h30, no canal GNT. Horários alternativos: Terça, 11h / Quinta, 16h e 23h30 / Sábado 12h30 e 20h / Domingo, 14h30.


Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani