Cozinha Prática: nhoque de ricota + salada picadinha + panquequinha de banana
Por Rita Lobo - 15 de abril de 2016
Vou contar um segredo: para deixar a cozinha bem prática, tão importante quanto aprender a cozinhar é envolver a família toda no preparo das refeições. Os estudos mostram que, no Brasil, a responsabilidade pela comida pronta na mesa ainda é majoritariamente das mulheres. Por isso, nesse momento, cabe a nós mulheres a tarefa de trazer todo mundo para a cozinha e fazer com que a responsabilidade da alimentação seja da família, e não de apenas uma pessoa. Sabe por quê?
Porque é impossível. Sério. Não dá para trabalhar, cuidar dos filhos, da casa, do casamento, do cabelo e ainda chegar em casa e preparar o jantar todos os dias. A opção seria servir comida comprada pronta, como a gente vê nos comerciais de televisão. Mas isso a gente sabe que destruiria a saúde de todos. (Comida ultraprocessada, mesmo que tenha a palavra ‘caseira’ na embalagem, a gente sabe que foi feita na fábrica e leva nos ingredientes um monte de aditivos químicos. Basta ler a no rótulo.)
A solução é, mesmo, dividir as tarefas. Porque cozinhar não é apenas preparar uma refeição é também:
planejar o cardápio da semana,
pensar a lista de compras,
conferir o que tem e o que falta na despensa (na geladeira e no congelador),
calcular as quantidades,
ir ao mercado e à feira,
higienizar os alimentos in natura,
armazenar os secos (e molhados),
arrumar a mesa, aí, sim, preparar o jantar.
Durante o preparo, dá para ir lavando e guardando no lugar o que já foi usado para, no fim da refeição, a cozinha não estar com aquela cara de ‘depois da guerra’. Ah, e depois ainda tem que lavar a louça e deixar tudo em ordem para a próxima refeição. Você alguma outra solução além de dividir essas tarefas?
Claro que num programa de receitas apresentado por uma pessoa (no caso, eu mesma), não dá para mostrar tudo isso. Mas aqui no blog a gente pode pensar um pouco mais a fundo nessas divisões. Ou seja, na tevê, você vê a receita passo a passo, se diverte um pouco com esse assunto, aprende um monte de truques e ganha confiança para preparar o jantar.
Aqui, a gente pode ir bolando estratégias para envolver todo mundo. Porque se cada um for responsável por uma parte, não fica pesado e a família consegue ter uma alimentação saudável, de verdade. Atenção: alimentação saudável não significa que as comidas tenham que ser do tipo natureba, vegana, vegetariana, muito menos light ou diet. Comida saudável é aquela baseada em alimentos de verdade, sejam eles do reino vegetal ou animal, mas não do reino dos ultraprocessado. E, se tem nomes estranhos na lista de ingrediente do rótulo, é comida ultraprocessada.
A receita de hoje é um bom exemplo de como ir trazendo as crianças para cozinha, um nhoque de ricota que pode ser modelado pelo pequenos. E esse nhoque de ricota tem uma vantagem sobre o tradicional, de batata: é mais rápido. Para acompanhar, vai uma salada bem picadinha, deliciosa, com molho oriental, fácil e fazer e, principalmente, de comer — não precisa dobras as folhas nem cortar!
Ainda dá tempo de preparar uma sobremesa? Vamos lá: a panquequinha de banana sai num segundo. E é leve, porque não leva trigo, ingrediente que já está no prato principal. Com duas bananas-nanicas amassadas e dois ovos você prepara panquequinhas para quatro pessoas. É só amassar e misturar (também vai um nadica de nada de fermento em pó e canela). Ainda na frigideira, antes de virar o lado, você também pode incluir castanha-de-caju picada ou pingos de chocolate.
Agora é com você. Som na caixa e chama todo mundo para a cozinha!
As receitas do episódio
Nhoque de ricota
Saladinha picadinha
Panquequinha de banana
As músicas do episódio
You wear it well - Rod Stewart You can’t hurry love - The Supremes
I love rock’n’roll - The Blackhearts Holiday - Madonna
O look do episódio
Camisa, NK Store. Cinto, Spezzato. Jeans, Diesel. Sapatilhas, Dani Cury. Presilha, Montageart. Pulseira, Camila Klein.
O “Cozinha Prática com Rita Lobo” vai ao ar toda segunda, às 20h30, no canal GNT. Horários alternativos: Quinta, 17h e 23h30 / Sábado 12h30 e 20h / Domingo, 14h30.
Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani