Cozinha Prática: molho é tudo!
Por Rita Lobo - 08 de maio de 2012
No último episódio, a omelete a jato foi a grande atração. Mas bastou o programa ir ao ar e logo recebi vários emails e mensagens com elogios em torno de nada mais nada menos do que os molhinhos da salada!
Eles são mesmo fáceis de fazer e levantam o astral de qualquer conjunto de folhas. Podem até fazer quem não é fã de salada passar a gostar dos verdes. Na hora do preparo, o segredo para não errar está na proporção.
Seja vinagre de vinho branco, tinto, balsâmico ou suco de limão, cada parte de ácido precisa de três partes de gordura, seja óleo ou azeite. Sempre dá certo. Depois que você aprender isso, é possível brincar um pouco com as doses. Quem prefere a salada mais ácida pode colocar um pouquinho mais de vinagre. E quem gosta de alho pode incluir um dente amassadinho com sal.
Um detalhe: pessoalmente, gosto de molho de salada bem ácido. Por isso, em casa, quando é só para mim, uso uma proporção um pouco diferente. São duas partes de gordura para uma de ácido. Mas sei que a maioria das pessoas prefere a versão clássica, que ensinei no programa. Veja aqui as três receitas que apresentei: vinagrete de mostarda; balsâmico e mel; e limão com alho, um dos meus molhos favoritos.
Você também pode acrescentar outros ingredientes, como mel, shoyu ou óleo de gergelim, que resultam e molhos aromáticos. Ervas frescas também vão bem.
Ah! Outra vantagem de fazer esses molhinhos é que dão um fim digno às garrafinhas de vidros, dessas que a gente às vezes esquece de mandar para a reciclagem.
Cozinha Prática, no GNT
Programa inédito: quinta, às 21h15
Horários alternativos:
sexta – 08h45 / 13h15
sábado – 12h
quinta – 18h45
Com a colaboração de Amanda Maia
Foto: Charles Naseh