Cozinha Prática: frango com damasco

Cozinha Prática: frango com damasco
Compartilhe

Por Rita Lobo - 18 de agosto de 2014


Hoje, às 20h30, tem episódio inédito do Cozinha Prática no GNT. Espero que você consiga assistir. A receita é um frango suculento, ligeiramente inspirado nos sabores marroquinos. Ele é temperado com uma geleia caseira, páprica e gengibre em pó e vai ao forno com damascos, o ingrediente curinga do dia —vou mostrar mais preparações rápidas com ele. Mas, isso tudo, você vai ver na televisão. (Se não der para assistir hoje, tem sempre os horários alternativos aí no fim do post.) A receita originalmente foi publicada no meu livro Pitadas da Rita. Por isso, talvez você até já tenha feito em casa esse delicioso prato.

O que você talvez não saiba é que os sabores do Marrocos há mais de 20 anos exercem uma forte influência no meu paladar e, consequentemente, na minha vida profissional. Eu ainda não tinha pensado no que iria ser quando crescer quando fui passar uma semana por lá. A semana durou quinze dias, depois um mês —e, se desse, teria ficado ainda mais tempo. As cores vibrantes dos mercados, os aromas intensos das cidades, das cerâmicas às luminárias, tudo para mim era fascinante. Mas foi o sabor das tagines, o prato típico marroquino, que ajudou a despertar em mim um interesse mais consistente pela cozinha.

A comida marroquina é toda perfumada, combina especiarias de uma forma feminina, marcante e delicada ao mesmo tempo. Eu fiquei maravilhada quando provei um cordeiro que levava no tempero canela, cominho, páprica e raspas de limão. E o frango com azeitonas e limão em conserva? Foram pratos como esses que me fizeram ter vontade de aprender a cozinhar profissionalmente.

Já na escola de gastronomia, muito rapidamente descobri que não bastava aprender: a graça era passar a informação para frente. Queria fazer todo mundo cozinhar! E lá se foram 19 anos. Não é incrível? São 19 anos escrevendo receitas.

Voltando ao programa de hoje, e aos sabores marroquinos, modestamente, minha equipe arrasou no episódio. A luz do Mariano está linda, as imagens do Diego são de babar, a direção de arte da Helena... São no total 20 pessoas trabalhando com um único objetivo: encostar a sua barriga no fogão.

Há 20 anos, a cozinha marroquina despertou em mim um desejo criativo de cozinhar. Hoje, espero que o programa tenha esse mesmo efeito em você. Além da receita, você vai aprender uma técnica culinária pouco usada por aqui, mas que é ótima porque sempre dá certo e não faz bagunça na cozinha —chama-se brasear. Também vai ver o passo a passo dessa musse de damasco e descobrir um livro muito simpático de conservas.

Nos vemos mais tarde?

Horários alternativos do Cozinha Prática com Rita Lobo no canal GNT: quarta, às 6h, 10h30 e 18h30 /sexta, às 19h / sábado, às 8h30 e às 17h /domingo, às 5h30