Cozinha Prática: Frango agridoce + purê de banana + canjica

Cozinha Prática: Frango agridoce + purê de banana + canjica
Compartilhe

Por Rita Lobo - 23 de maio de 2016


No programa de hoje vai ter cardápio rápido, pensado para ajudar você a cozinhar mais vezes durante semana. Esse foi o combinado logo no começo da temporada, certo? Mas, além das receitas, você vai aprender um aspecto fundamental para manter a alimentação saudável: a variação.

Um prato de frango grelhado com purê de batata é o jantar de muita gente. E não tem nada de errado com ele. O problema é comer sempre a mesma coisa. Dia sim, dia não, frango com batata. Como diz o prof. Monteiro, coordenador do Guia Alimentar para a População Brasileira, e parceiro do Panelinha no blog Alimentação Saudavel (de verdade), o ser humano não só pode como deve variar a sua alimentação. Com isso, a gente varia não apenas os sabores mas também as fontes de nutrientes.

Cardápio do dia
No lugar do peito de frango grelhado servido com batata vamos de sobrecoxas assadas com purê de banana-da-terra. O frango vai ser marinado em alho, molho de soja, vinagre de arroz e mel. Esses sabores contrastam e se harmonizam, e o resultado é uma sobrecoxa assada agridoce. A receita é perfeita para o dia a dia porque você não precisa deixar o frango marinando por horas: apenas 15 minutos bastam. E daí é da tigela para a assadeira, uma pincelada da mistura no meio do caminho e mais um pouco de forno para caramelizar o preparo. Fica dourado, macio, lindo e cheio de sabor!

Para fazer um purê de banana-da-terra, você precisa das bananas maduras (casca escura!), caldo de limão, um nada de cebola picadinha e gengibre – opa, esses toques orientais cominam com o sabor agridoce do frango! Depois de refogar brevemente as cebolas na manteiga, entram na panela as rodelas de banana (que tomaram um banho de caldo de limão) e o gengibre. Em coisa de poucos minutos elas estão se desmanchando, prontas para serem batidas no mixer. Uma excelente ideia para variar o purê de batata de sempre (e sai bem mais rápido).

E a sobremesa?
Não sei se é a festa junina se aproximando, mas já me deu vontade de canjica. Nesta versão de dia de semana, nada de leite condensado. Ela é feita apenas com leite de coco e açúcar, além de cravo e canela, e fica mais leve, com dulçor controlado. Mas, atenção, ela tem um segredinho: antes de sair para o trabalho pela manhã, coloque os grãos de molho, pode ser?

Na volta, ela fica cozinhando na pressão, durante a preparação desse banquete todo. Enquanto o frango termina de dourar, você desligar o fogo, deixar a pressão sair e termina o cozimento sem a tampa. Aproveite para fazer raspas de laranja e picar um pouco de amendoim: ela vai para a mesa com esses acompanhamentos e um toque de mel.

Um lembrete: este é o penúltimo programa da temporada, acredita? Isso quer dizer que, ao fim do episódio, você terá doze cardápios leves, práticos e rápidos para resolver o jantar do dia de semana. Me conta pelas redes sociais se você anda cozinhando mais à noite? Quero saber: comenta no @RitaLobo lá no Instagram.

As receitas do episódio
Sobrecoxas de frango agridoce
Purê de banana-da-terra
Canjica com raspas de laranja e mel


As músicas do episódio
Maria - Blondie
Walking in Memphis - Cher
The Passenger - Iggy Pop
I will survive - Gloria Gaynor


O look do episódio
Paletó, Ricardo Almeida. Camiseta, Cris Barros. Pantalona, Alcaçuz. Brincos, Central de Designers. Bracelete, Camila Klein. Sandálias, Sarah Chofakian.


O “Cozinha Prática com Rita Lobo” vai ao ar toda segunda, às 20h30, no canal GNT. Horários alternativos: Quinta, 17h e 23h30 / Sábado 12h30 e 20h / Domingo, 14h30.


Fotos: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.