Cozinha Prática: episódio final

Cozinha Prática: episódio final
Compartilhe

Por Rita Lobo - 24 de maio de 2015


Dá para acreditar que a temporada do Cozinha Prática está chegando ao fim? Foram 13 episódios em 3 meses – e cerca de 30 receitas recheadas de técnicas culinárias. Eu fiz de tudo para incentivar você a cozinhar mais; e, se você acompanhou a série toda, pode contar para todo mundo que fez um curso de cozinha.

Antes da sua ‘formatura’, porém, ainda vamos aprender a cozinhar com a mais popular das frutas: a banana. Já conto tudo, mas, antes, me conta o que você aprendeu com a temporada #desgourmetiza do #CozinhaPráticaNoGNT? Publique nas redes sociais incluindo a hashtag #AprendiComRitaLobo ou envie um e-mail para editor@panelinha.com.br. Quero muito saber quais foram os pontos altos da série para você.

Tem mais: também gostaria de contar com você para passar para frente um pouco do que você aprendeu. Topa? Que tal dar uma força para aquele colega do trabalho que não sabe nem fritar ovo? Pode ser um programinha no fim de semana. Quem sabe aquele sua vizinha de cima, que tem duas crianças pequenas e está penando na cozinha, pode se beneficiar de uma aulinha de como preparar feijão… Não seria muito legal ensinar um amigo a cozinhar um prato bem trivial? Porque cozinhar é como ler e escrever, todo mundo tem de saber. E garanto que você vai se sentir muito bem espalhando um pouco desse conhecimento.

Olha a banana!
Então vamos à última aula da temporada. Primeiro, claro, vamos conhecer os tipos de banana (nanica, prata, maçã, ouro e da terra). Depois, é hora de colocar a mão na massa com um fabuloso bolo invertido de banana caramelizada. Um absurdo de bom! E, com ele, você vai ver dois métodos de caramelização: o seco e o molhado. E tem direito a truque culinário para quem tem pressa de preparar a calda de açúcar. Ah! Também vamos ver como caramelar a fôrma, claro.


Em seguida, vamos de receita salgada, até inusitada. Já ouviu falar do nhoque de banana? Colega, pelamor!, é um arraso, e vai ser acompanhado de couve e farofinha de bacon. Vai por mim, fica fantástico.

Quem está acostumado a cozinhar o nhoque em água fervente vai se surpreender um método diferente: ele vai ser salteado na frigideira. Por último, vamos assar (isso mesmo, assar!) bacon no micro-ondas.

Viu só, a última aula, ops, o último programa está caprichado! É para terminar a temporada em alto estilo e descobrir que, depois que você sabe os básicos, pode até gourmetizar um pouquinho de vez em quando. Se bem que eu vou continuar dizendo a todos que só sabem preparar risoto de camarão com alho negro: #desgourmetiza, bem!

Conheça as receitas do programa:
Bolo perfeito de banana caramelada
Nhoque de banana com couve rústica e farofinha de bacon