Ceia de Natal
Por Rita Lobo - 13 de dezembro de 2012
Dá para o jantar de 24 de dezembro ser prático? Acho que sim. Precisa? Penso que não. Se uma vez no ano não der para a gente fazer uma ceia elaborada, ai ai ai... Já contei aqui que amo tender. Mas sei que o peru é a estrela da noite. Faço os dois! No fogão comum, de 60 cm, fica difícil de assar ao mesmo tempo. Mas descobri que com as assadeiras descartáveis, maleáveis, a gente dá um jeito de encaixar o tender e o peru na mesma prateleira do forno, um em cada assadeira. #ficadica
Veja aqui algumas opções de marinada para o tender.
No Panelinha, já testamos várias receitas de peru: com cerveja, laqueado com shoyu. Mas, este ano, decidi elaborar uma preparação nova. Ela ficou um pouquinho mais prática, é verdade, mas esse não foi o critério. Queria fazer um peru delicioso, com tudo que temos direito, molho feito com caldo caseiro, farofa bem brasileira e a ave suculenta e perfumada.
Um detalhe importante: a gente não encontrou no mercado peru sem ser temperado, acredita? O mais simples leva sal, pimenta e vinho. Foi esse que escolhemos para fazer a receita.
Lembre-se de que, para descongelar corretamente, o peru precisa de dois dias na geladeira. Vamos ao preparo? Como são muitas etapas, dividi as receitas em posts. Assim você também pode ver uma espécie de passo a passo fotográfico.
- Peru perfumado com tangerina e sálvia
- Molho para o peru, feito com caldo caseiro
- Farofa de castanha-de-caju e banana-passa
- Para destrinchar o peru
- Rabanada para o café da manhã do dia 25
Fotos: Gilberto Oliveira Jr