Brownie de tahine da Lu Lafer Doces
Por Rita Lobo - 08 de novembro de 2022
O doce é uma peça importante em um cardápio especial. Para o almoço que a Paula Lima vai oferecer para os amigos a sobremesa é um brownie de tahine incrível, e foi preparado pela chef Lu Lafer, da confeitaria Lu Lafer Doces.
CONHEÇA A LU LAFER DOCES
O Brownie de tahine leva chocolate com 70% de cacau, pasta de gergelim e halva, e claro caca. E é maravilhoso!! A Lu mandou pronto pra gente, aqui no Estúdio Panelinha, mas se você prefere preparar em casa, ela também ensinou a receita.
Veja aqui cardápio que eu criei pra Paula Lima receber os amigos em um almoço.
Brownie de tahine da Lu Lafer
Rende 12 porções
260 g de chocolate 70% de cacau
250 g de manteiga
4 ovos
280 g açúcar cristal (cerca de 1¼ xícara [chá])
115 g de farinha (cerca de 1 xícara [chá])
35 g de cacau em pó (cerca de ⅓ de xícara [chá])
½ colher (chá) de sal marinho
70 g de tahine (cerca de ¼ de xícara [chá])
180 g de halva (halawi) cortado em cubos de 2 cm
- Leve uma panela com água ao fogo médio para ferver — ela vai ser usada para o banho-maria.
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Se estiver usando um forno com ventilação, preaqueça a 155 ºC. Unte uma assadeira de 28 cm x 18 cm com manteiga e forre com papel-manteiga.
- Numa tigela de vidro refratário (ou inox), coloque o chocolate com a manteiga e encaixe sobre a panela do banho-maria — a água não deve entrar em contato com a tigela, o chocolate deve derreter com o calor do vapor. Mexa com uma espátula até o chocolate e a manteiga derreterem completamente. Desencaixe a tigela da panela e reserve.
- Numa tigela quebre um ovo de cada vez e transfira para a batedeira. Adicione o açúcar e bata em velocidade alta até aumentar de volume e ficar com a textura de gemada — para verificar o ponto: pare de bater, levante uma porção do creme de ovos com o globo e deixe cair de volta para o creme; ela deve permanecer na superfície por alguns segundos até ser reabsorvida.
- Em outra tigela, peneire a farinha com o cacau e o sal.
- Adicione a gemada ao chocolate, misturando com uma espátula delicadamente, de baixo para cima, para não perder a aeração — é o ar incorporado aos ovos que vai fazer o brownie crescer no forno. Em seguida, acrescente a mistura de secos e misture delicadamente.
- Transfira a massa para a assadeira e nivele com a espátula. Com uma colher, distribua o tahine em “poças” e, com a ponta de um palito, misture parcialmente o tahine com a massa para deixar a superfície com um efeito marmorizado.
- Distribua os cubos de halva por toda a superfície e, com a ponta do dedo, afunde parcialmente o doce no brownie.
- Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos (se estiver usando forno com ventilação, o brownie assa mais rápido, em cerca de 20 minutos). Atenção para o ponto: as bordas devem estar estufadinhas e firmes e o centro ainda molinho ao toque; se o brownie assar demais vira bolo e perde a cremosidade.
- Retire o brownie do forno e deixe esfriar completamente antes de levar à geladeira para esfriar por pelo menos 3 horas antes de desenformar (se preferir, prepare no dia anterior).
- Para desenformar: com cuidado, puxe o brownie pela borda de papel-manteiga. Descole o papel das bordas e vá puxando o papel da base do brownie para descolar — não precisa se preocupar, pois o brownie gelado fica bem firme e dificilmente vai rachar. Corte em fatias e sirva a seguir.