Bom de bico

Bom de bico
Compartilhe

Por Rita Lobo - 24 de junho de 2010


“Querida Rita, primeiro quero dizer que AMOOO o Panelinha!

Recentemente, experimentei a receita de nhoque de grão-de-bico e foi um sucesso. Achei trabalhoso mas valeu a pena!

Prometi para algumas amigas um almoço com receitas saudáveis e pensei em fazer novamente o nhoque, entretanto, não sei com o que servir. Você poderia me ajudar com alguma sugestão?
Abraços e sucesso!

Natália

Cara Natália, com um e-mail desses, como é que eu não iria ajudá-la? Ainda mais com algo tão simples. Se fosse uma ajuda em dinheiro, aí você iria ver... Mas falando sério, fico numa alegria só quando sei que o Panelinha está ajudando as pessoas, mesmo que seja para dando trabalho, porque o nhoque de grão-de-bico não é trabalhoso, ele é um projeto! Mas, como você mesma disse, realmente vale a pena. Além de gostoso, é excelente para as mulheres. Grão-de-bico deveria ser obrigatório na nossa alimentação.

Quanto a combinação, acho que bacalhau é a pedida para servir com o nhoque de grão-de-bico. Se você não é muito fã de peixe, um frango assado, bem rústico, também vai muito bem. Não precisa de recheio, coloque apenas uma laranja e uma cebola, as duas descascadas, dentro do frango. Sob a pele da ave, espalhe manteiga com alecrim picado e temperada com sal e pimenta-do-reino. Coloque o frango numa assadeira, com peito para cima, regue com suco de laranja e cubra com papel-alumínio. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 45 minutos. Aumente a temperatura do forno, retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 45 minutos ou até ficar bem dourado. Retire do forno, cubra novamente com o papel-alumínio e deixe o frango descansar por uns 10 minutos. Corte em pedaços e sirva com o nhoque.

Se você não estava pretendendo servir com uma carne branca, vá de rosbife ou até de carne de panela. Ajudei? Espero que sim.

Mudando de assunto, mas não de ingrediente, aproveito para postar uma receita bem diferentona de sopa de grão-de-bico com tomate. Ela está entre uma sopa e um ensopado, e você só precisa de um pedaço de pão para completar a refeição.

Sopa de grão-de-bico com tomate
Serve 4 porções

Atenção: quem quiser simplificar, em vez de deixar o grão-de-bico de molho da noite para o dia e depois cozinhar por 1 hora, pode usar uma lata dele já cozido. Mas enxágue bem e escorra antes de usar!

Ingredientes

¾ de xícara (chá) de grão-de-bico (ou 1 lata de grão-de-bico já cozido)
4 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 raminho de alecrim (10cm)
1 xícara (chá) de tomate em lata italiano
2 xícaras (chá) de água ou de caldo feito em casa, tanto faz o sabor

Modo de Preparo

1. Coloque o grão-de-bico numa tigelinha e cubra com o triplo de água. Deixe de molho de manhã para usar à noite ou vice-versa.

2. Escorra o grão-de-bico, lave sob água corrente, coloque numa panela e cubra com o dobro de água fria. Leve ao fogo alto e assim que começar a ferver abaixe o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 1h, ou até que o grão-de-bico esteja cozido.

3. Enquanto isso, descasque os dentes de alho e coloque numa panela onde a sopa será feita. Junte o azeite e leve ao fogo médio. Quando os dentes de alho começarem a dourar, retire-os da panela. Eles servem apenas para aromatizar o azeite.

4. Coloque na panela o ramo de alecrim, o tomate com o suco da lata e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo, com a panela tampada. Desligue o fogo.

5. Quando o grão-de-bico estiver cozido, escorra a água e misture os grãos com o tomate. Leve ao fogo médio e deixe ferver por 5 minutos, mexendo de vez em quando.

6. Adicione a água ou o caldo, tempere com sal e pimenta-do-reino e mexa. Abaixe bem o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos. Verifique o sabor, corrija o tempero com sal e pimenta-do-reino moída na hora e sirva com pão italiano.