Alimentos da sorte
Por Rita Lobo - 26 de dezembro de 2012
Talvez uma das minhas mesas favoritas seja justamente a última do ano. A ceia de Réveillon é cheia de alimentos simbólicos, como a lentilha, que expressa o nosso desejo por um ano mais próspero e farto. E essa coisa de transformar comida em símbolo é comigo mesma. Na verdade, é uma coisa bem judaica.
Vem do Rosh Hashaná, o ano novo judaico, o costume de usar os alimentos para simbolizar os desejos e esperanças de forma concreta — não é um lindo critério para escolher o que vamos comer? Trigo e romã são simbólicos nas duas passagem de ano. Aliás, há fortes semelhanças nas duas comemorações. Isto é, fora a carne de porco, proibida no judaísmo e que representa saúde na mesa do 31 de dezembro. Além dele, talvez os principais alimentos sejam lentilha, arroz, uva, romã e peixe. E os significados, assim como os ingredientes, se misturam. Arroz simboliza riqueza mas também fertilidade. Peixe simboliza fertilidade mas também amor.
A lentilha originalmente simboliza a vontade de que os méritos se multipliquem. E a gente torce para que, junto com eles venham os frutos, a fatura e a prosperidade. Por isso, na mesa de ano novo, lentilha não pode faltar.
No Cozinha Prática desta semana a receita não poderia ser outra: uma salada de lentilhas, bem temperada com ervas frescas, hortelã e salsinha, para que o ano além de rico seja cheio de frescor! Ela ainda é servida com cebola caramelizada, que além de sabor revela o nosso desejo de que 2013 seja um ano bem doce!
Aliás, esse programa está muito bacana. Fiquei com vontade de fazer um paralelo com a vida real, em que a gente não pode editar apenas os nossos melhores momentos, e decidimos gravar o primeiro bloco em plano sequência, sem cortes! Como se fosse ao vivo. Não sei se todos vão gostar do resultado, mas eu adorei. É, de longe, o programa mais diferentão da série (e, para dizer bem a verdade, diferente dos programas de culinária em geral). Gosto da ceia de ano novo, e adorei fazer o último programa do ano!
Vamos à receita?
Romã: costelinha de porco e tortinha para a sobremesa