Como grelhar

Como grelhar
Compartilhe

Por Rita Lobo - 01 de julho de 2015


Agora que você já sabe direitinho como preparar o arroz com feijão (com o perdão do trocadilho), que tal rever a técnica para preparar um grelhadinho? Digo rever porque, caso você tenha chegado agora ao blog, deve saber que estou aqui fazendo uma espécie de revisão de matéria do básico da cozinha. Então, se você ainda não sabe cozinhar, vem aprender. E, se você já sabe, vem ver de novo - e depois você me ajuda a disseminar este aprendizado, que tal? O que eu quero mesmo é colocar mais gente na cozinha.

Técnica: grelhar
Tecnicamente, grelhar é um método de cocção por calor seco, ou seja, sem contato com líquido ou gordura. Na cozinha doméstica, no entanto, chamamos de grelhados os alimentos cozidos em frigideira com um pouquinho de gordura - é a técnica que a gente costuma usar em casa para preparar um bife ou um filé de frango, por exemplo. O tempo de cada lado varia de carne para carne. Filé de peito precisa de 4 ou 5 minutos de cada lado. Já um bife de contra-filé precisa só de 2 minutinhos de cada lado. Ah, também dá para grelhar legumes, sabia?

Veja aqui uma receita de peito de frango grelhado com cuscuz de couve-flor
Veja aqui uma receita de legumes na grelha

Filé de frango seco? Nunca mais!
Filé de frango é uma carne superpopular e prática, mas também tende a ressecar. A não ser que a gente prepare uma salmoura. Lembra deste truque?

- Numa tigela, junte 1 colher (sopa) de sal e 1 colher (chá) de açúcar, esfregue bem a carne e cubra com água - pode aromatizar com ervas e especiarias também. Aí, deixe descansar por 20 minutos na geladeira.
- O sal relaxa e incha algumas proteínas musculares e a água consegue hidratar ainda mais a carne. O soro não serve apenas para temperar, mas para amaciar e hidratar a carne também.

Tem também um outro truque para dar sabor a carnes… Mas eu vou deixar para falar disso em outro post. E não se esqueça: vamos compartilhar conhecimento!

Foto: Editora Panelinha