Como fazer banho-maria

Como fazer banho-maria
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de julho de 2015


Banho-maria é daquelas técnicas que, se você nunca usou, certamente já ouviu falar. Nem que seja na famosa expressão — sabe qual é, né? Na cozinha, “levar em banho-maria” significa preparar um alimento em temperatura controlada, sem passar de 100 ºC na hora do cozimento. E é este o tema da revisão de matéria de hoje. (Você já sabe: estamos em uma maratona de técnicas e truques que você deve saber para cozinhar e comer bem em casa.)

Chocolate derretido
Se você já tentou derreter chocolate com a panela direto na chama, deve saber que as chances de ele queimar são enormes. É por isso que o banho-maria é uma técnica ideal para derreter chocolate com segurança. Mas como faz? Leve ao fogo uma panela pequena com um pouco de água e, sobre ela, encaixe uma tigela de vidro ou inox. Importante: a tigela precisa ser grande o bastante para não encostar na água.

Ah, você usa o micro-ondas para derreter chocolate? Tudo bem, vai… Mas aí tem um truque: tem de mexer de 30 em 30 segundos, devagar e sempre, para não ter perigo de queimar. A gente optou por este método na receita da musse de chocolate branco.

Cremoso, cremosíssimo
Também dá para cozinhar ovos em banho-maria — os mexidos ficam especialmente mais cremosos, porque a clara não perde tanta água como no método tradicional. Olha aqui o passo a passo para preparar um ovo mexido cremosíssimo.

E o pudim?
Opa! O pudim também é uma receita tradicionalmente preparada em banho-maria. Coloque a fôrma de pudim numa assadeira retangular com água fervente para formar o banho-maria e leve ao forno pelo tempo determinado na receita. É importante assar o pudim assim, lenta e gradualmente, sob temperatura controlada, até atingir o ponto certo.

Veja aqui a receita de pudim de claras

Foto: Editora Panelinha