Fritata (feita do espaguete à carbonara que deu errado)

Fritata (feita do espaguete à carbonara que deu errado)
Compartilhe

Por Redação Panelinha - 25 de setembro de 2023


Se o ovo cozinhou demais e o molho do seu espaguete à carbonara virou ovo mexido, aproveite pra preparar uma fritata.

FRITATA DE ESPAGUETE À CARBONARA

Rende 4 porções

Ingredientes
  • 3 xícaras (chá) de espaguete à carbonara com o molho coagulado (para ficar mais fácil de medir a massa cozida, pressione levemente o macarrão na xícara medidora)
  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela grande. Bata bem com um garfo para misturar as claras com as gemas. Tempere com uma pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto — cuidado ao temperar os ovos com o sal, pois o espaguete à carbonara já leva bacon e queijo parmesão, que são ingredientes salgados.
  2. Adicione o espaguete à carbonara frio (ou em temperatura ambiente) aos ovos e misture bem com uma pinça.
  3. Leve uma frigideira antiaderente com cerca de 20 cm de base ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e gire a frigideira para untar todo o fundo — pode parecer muito azeite, mas esse é o segredo para deixar o macarrão crocante e dourado por fora. Transfira o macarrão com ovos e pressione delicadamente com uma espátula para deixar o formato bem redondinho.
  4. Mantenha a frigideira em fogo médio por cerca de 2 minutos, até a base começar a dourar e a fritata firmar nas laterais. Abaixe o fogo, tampe a frigideira e mantenha por cerca de 5 minutos, ou até que a base da fritata esteja bem dourada e a superfície mais firme.
  5. Com cuidado, escorregue a fritata para um prato raso grande; cubra a fritata com a frigideira e vire o prato de uma só vez. Acomode as bordas da fritata com a espátula para manter o formato arredondado; volte ao fogo médio para dourar o outro lado por 2 minutos.
  6. Abaixe o fogo novamente e deixe a fritata terminar de cozinhar por mais 3 minutos, ou até firmar completamente e a base ficar bem dourada — esta etapa do cozimento é feita sem a tampa mesmo, para garantir uma superfície crocante. Para verificar o ponto, levante a borda da fritata delicadamente com a espátula de silicone.
  7. Transfira a fritata para uma tábua e sirva a seguir com salada de rúcula.

OBS.: a fritata também pode ser preparada com antecedência e servida em temperatura ambiente.

Quer preparar um espaguete à carbonara sem erros? Clique aqui pra ver o passo a passo e um checklist.

Os episódios inéditos do Cozinha Prática vão ao ar toda segunda e quinta, às 21h30 no GNT.