Um brinde aos drinques vintage

Por Pitadas - 17 de janeiro de 2014
Quem acompanha o Blog da Rita deve ter lido o post em que ela fala da redescoberta da cereja ao maraschino. E ainda por cima numa piña colada. A verdade é que pega bem pedir no bar o drinque da moda, mas pega melhor ainda conhecer um pouco de coquetelaria e fazer escolhas segundo a própria vontade – nem que seja pra debochar um pouco da tal da moda.
Leia aqui o post "A cereja do drinque", no Blog da Rita
Um convite: que tal aproveitar o final de semana para tomar um drinque das antigas? Pode ser da linha dos "permitidos", como dry martini, mojito, clericot, e também pode ser da turma dos "proibidões", como batidas, piña colada, ponche. Nossas sugestões vão abaixo.
Piña Colada
Segundo o livro Quem colocou o filé no Wellington?, a história da piña colada tem a ver com uma lenda de piratas lá nos idos de 1800. Mas a versão que a gente conhece, com leite de coco e abacaxi, é dos anos 50 e foi criada num hotel da cadeia Hilton em Porto Rico. O sucesso da bebida foi tamanho que, em 1978, o hotel serviu nada menos que 3 milhões de unidades do drinque. Haja abacaxi.
Mojito
Um remédio feito de hortelã, lima, aguardente e açúcar teria sido criado num navio capitaneado pelo inglês Francis Drake por volta de, pasme, 1580. Ao aportar em Cuba, o almirante teria trocado alguns ingredientes: aguardente por rum e lima por limão. Muito, muito tempo depois, o rum mais refinado, obra da empresa Bacardi, e a propaganda feita por Ernest Hemingway (a bebida é bastante associada a ele) tornaram o mojito muy cubano e muy famoso.
Batida de Coco
Quem foi o gênio que juntou leite de coco com cachaça e leite condensado? A mistura é doce de doer mas, diz aí, tem aquele quê tropical que combina com samba, suor e praia. Bom, deve ter sido um brasileiro e, ao que tudo indica, um carioca. Ponto para Oswaldo, do Bar do Oswaldo, fundado em 1946 no Largo da Barra, Rio de Janeiro. Oswaldo teria inventado de curtir cachaça no coco, o que, mais tarde, evoluiu para a batida como a conhecemos hoje.
Também tá valendo:
Clericot
Dry Martini
Ponche
Batida de maracujá
Fotos: Editora Panelinha