Suflê: escolha o ramequim
Por Pitadas - 31 de outubro de 2014
Ver o suflê crescer retinho e sem desmoronar é um deleite. Tem muitas etapas envolvidas neste processo (já falamos aqui das claras em neve, do modo de untar, do banho-maria). A última pitada da semana, e não menos importante, é o recipiente.
A melhor escolha é o ramequim – aquela tigela de louça canelada, cilíndrica, de paredes retas –, geralmente encontrado em tamanhos individuais. O formato permite que o suflê cresça para cima e não para os lados. E tem também na versão antiaderente, que nem precisa untar.
Os brancos são os mais fáceis de encontrar, mas vale a pena investir nos coloridos, que dão um charme especial ao preparo. Vale misturar com pratinhos e guardanapos de pano de outras cores ou estampados, para montar uma mesa alegre e elegante.
O da foto é o suflê de cenoura, servido no ramequim amarelo sobre o pratinho florido e o guardanapo rosa… a combinação não é um arraso? Experimente esta receita e depois você pode tentar outras versões, com abobrinha, milho, espinafre etc. É só substituir a cenoura por outro ingrediente (respeitando a quantidade). Afinal, depois de todas as dicas da semana, você não precisa mais ter medo de fazer suflê. Bon appétit!
Veja aqui a receita do suflê de cenoura
Leia os posts da semana suflê:
Assar em banho-maria
Claras em neve para crescer
Sirva com molho!
Como preparar o ramequim
Foto: Editora Panelinha | Ricardo Toscani