Suflê: como preparar o ramequim

Suflê: como preparar o ramequim
Compartilhe

Por Pitadas - 27 de outubro de 2014


Os posts dessa semana estão com sotaque francês. A gente vai fazer biquinho para contar todos os segredos de um soufflée parfait, d'accord? Este não é um preparo dos mais fáceis, mas também não é impossível. Aprendendo as técnicas certas, você vai conseguir preparar suflês altos, lindos e dourados.

Então, vamos começar do começo: antes mesmo de separar as claras das gemas, é preciso preparar os ramequins, as tigelinhas refratárias caneladas, típicas para assar suflê – mais para frente, nesta semana, vamos falar mais sobre elas.

Como preparar o ramequim:

1. Unte com manteiga somente as laterais – o fundo não será necessário, logo mais você vai entender...
2. Em seguida, é preciso polvilhar com algum ingrediente seco e grosso, como farinha de rosca ou de milho (no caso dos salgados) ou açúcar cristal (para os doces).
3. Deixe na geladeira até a hora de usar.

Esse processo forma uma parede áspera, que serve para o suflê escalar e se firmar à medida que cresce. O resultado é que ele sai do forno bem alto – e bem lindo. Mas atenção: nada impede o suflê de murchar. (Se não murchar, não é suflê!) É por isso que ele tem que ser servido na hora, do forno à mesa, sem escalas.

Quer testar a dica? Então comece com o clássico suflê de queijo gruyère, que é delicioso e tem o preparo simples. Ele vai bem como entrada, como prato principal para uma refeição mais frugal e brilha como acompanhamentos de carnes grelhadas em geral.

Veja aqui a receita do suflê de queijo gruyère

Não perca os posts desta semana! A cada dia você confere uma dica e uma receita. Até sexta-feira, você aprende sobre o ponto certo das claras, a importância do uso do ramequim, o truque de assar em banho-maria e também a combinação perfeita de sabores entre os suflês e os molhos.

Foto: Editora Panelinha | Ricardo Toscani