Suflê: claras em neve para crescer

Suflê: claras em neve para crescer
Compartilhe

Por Pitadas - 29 de outubro de 2014


Ah, as claras em neve... chegamos ao ponto principal para fazer um suflê alto e bonito. Afinal, em francês soufflée quer dizer soprado. São as bolhas de ar das claras batidas que fazem a massa crescer (repare que não vai fermento na receita). Por isso, ele é tão levinho.

Para aerar bem as claras e impedir que elas desmontem antes mesmo de ir para o forno, a gente tem 4 dicas que valem ouro!

1. Congelar as claras faz com que fiquem mais glutinosas e ficam mais estáveis quando batidas em neve. Congele alguns dias antes. Na véspera de preparar o suflê, deixe na geladeira da noite para o dia (ou cerca de 10 horas). Tire da geladeira 1 hora antes de usar para atingirem a temperatura ambiente.
2. Tigelas de plásticos são inimigas das claras em neve, pois retêm gordura, o que atrapalha o crescimento na hora de aerar.
3. Antes de terminar de bater, junte uma pitada de sal para os suflês salgados e uma de açúcar para os doces. Este truque é ótimo para manter o volume por mais tempo.
4. A melhor maneira de incorporar as claras é com misturas quentes ou mornas.

Para você testar a dica de hoje, que tal um suflê de goibada com calda de requeijão? No passo a passo da receita, você encontra a descrição detalhada de como deve ser o ponto das claras em neve. Seguindo as dicas e instruções direitinho, não tem erro: seu suflê vai ficar lindo!

Veja aqui a receita do suflê de goibada com calda de requeijão

Leia os posts da semana suflê:

Sirva com molho!

Como preparar o ramequim

Foto: Editora Panelinha | Ricardo Toscani