Maionese caseira: versões azeitona e molho tártaro
Por Pitadas - 12 de agosto de 2016
Depois de uma semana lendo sobre maionese caseira, você já aprendeu que preparar maionese é simples, desde que se respeite algumas regras, como usar os ingredientes em temperatura ambiente, por exemplo. Também aprendeu que temperar maionese é baba! Facílimo. Basta misturar a maiô pronta com um ingrediente que dê sabor extra ao preparo, como salsinha e wasabi.
A maionese de azeitona é outra dica. A receita pede que se bata tudo no mixer, mas você pode picar as azeitonas na faca, bem miudinho, e assim decidir se quer uma maionese com pedaços maiores ou menores de azeitona. Detalhe: algumas azeitonas são mais suculentas do que outras e esse caldo pode deixar a maionese mais fluida; para evitar que isso aconteça, pique bem fino a azeitona e use as costas de uma colher para pressionar delicadamente os pedaços numa peneira antes de misturar ou bater.
A receita de molho tártaro segue o mesmo princípio. Mas o que muda o sabor da maionese são pepino em conserva, cebolinha e alcaparras – tudo bem picadinho. Eles podem, mas não precisam ir ao mixer; apenas cortados e misturados ao molho, deixam a maionese com textura mais interessante. Fica muito bom com iscas de peixe assadas. Happy hour garantido!
Foto: Editora Panelinha / por Charles Naseh