Croc chic

Croc chic
Compartilhe

Por Pitadas - 18 de junho de 2013


A gente já falou aqui de arroz doce tradicional, uma sobremesa brasileira clássica e super delicada. Daí que, para o Dia das Mães, sugerimos uma versão mais glamourizada do doce, com calda de caramelo e flor de sal. Chique, né? E gostosa também. A Rita, por sua vez, se apaixonou pela versão de arroz doce com cardamomo, uma especiaria perfumada, que incrementa de maneira surpreendente várias sobremesas tradicionais. Admitimos: estamos com mania de arroz doce.

E hoje vamos falar de uma outra combinação gostosa para ele: o praliné, o primo francês do pé-de-moleque. E nesta receita, a equipe Panelinha ainda deu jeito de abrasileirar a preparação francesa e substituiu as amêndoas por castanha-do-Brasil para misturar no caramelo. Tem como ser ruim?

O mais legal nesse arroz doce é a mistura de texturas. O arroz, cremoso, suculento e macio. O praliné, por sua vez, bem crocante, durinho mesmo, para dar um "croc-croc". Para fazer esta delícia, é só preparar a receita de arroz doce tradicional e salpicar, por cima, o crocante.

Além de delicioso nessa preparação, nosso praliné tupiniquim cai bem em várias outras sobremesas: em sorvetes, cuscuz de tapioca, musses, bolos, tortas, cremes, frutas... Confira a receita abaixo:

Crocante de castanha-do-Brasil
Faz 6 porções
Tempo de preparo: 15 minutos + 20 minutos para esfriar

Ingredientes

1 xícara (chá) de castanha-do-Brasil
½ xícara (chá) de açúcar
óleo para untar

Modo de preparo

1. Unte uma assadeira grande pincelando óleo — ou espalhe com papel-toalha. Reserve.

2. Corte a castanha em 3 partes, grosseiramente. Numa panela grande, com cabo, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo para aquecer. À medida que o açúcar for derretendo, segure a panela pelo cabo e gire para espalhar o caramelo no fundo, até que fique dourado, uns 7 minutos. Cuidado para não deixar queimar!

3. Quando o caramelo estiver pronto, desligue o fogo, junte as castanhas e misture vigorosamente. Transfira para a assadeira untada com óleo, escorrendo todo o caramelo. Espalhe bem e deixe endurecer, uns 20 minutos.

4. Transfira para uma tábua e com uma faca pique grosseiramente. Se não for utilizar na hora, guarde em um pote de fecho hermético. Conserve por até uma semana em temperatura ambiente.

Foto: Gilberto Oliveira Jr.