Castanha-de-caju: danada de boa

Por Pitadas - 17 de outubro de 2013
Os beneficios da castanha-do-brasil são bastante reconhecidos, principalmente por causa do selênio, que dá a maior força pra tireóide funcionar bem, pro fígado fazer um bom detox e pro sistema imunológico continuar em boa forma. Mas o Brasil também tem outra castanha danada de boa: a de caju. Ela tem vitamina E (anti-oxidante), triptofano, aminoácido que ajuda na formação da serotonina (leia-se sensação de bem-estar) e arginina (circulação do sangue), entre outras substâncias benéficas.
Engorda, você dirá. Verdade, afinal é uma oleaginosa. Mas a boa notícia é que, entre as castanhas, a de caju é a mais leve (e a macadâmia, a mais gordurosa, segundo dados do INMETRO). Isso é razão bastante para tomar o cuidado de assar as castanhas, e nunca fritar – algumas industrializadas são fritas, faça atenção.
É melhor comprar a castanha-de-caju inteira para evitar que a gordura fique rançosa. E o ideal é guardar na geladeira em recipiente bem fechado para evitar a oxidação das gorduras e a alteração do sabor.
Além de virar petisco delicioso, ela é ingrediente de preparações doces e salgadas ótimas, que você confere a seguir.
Esta farofa com banana-passa ganha nova textura e gosto com a castanha-de-caju.
Na costelinha de porco, faz crosta saborosa!
O molho pesto, em versão bem brasileira do Panelinha, tem castanha-de-caju.
Fica toda chique nesta torta doce de castanha e damasco
Foto: Charles Naseh