Abobrinha + ricota + nozes + hortelã em quatro versões
Por Pitadas - 16 de agosto de 2016
Combinação de sabores é como se fosse um superpoder culinário. Quando você começa a prestar atenção nessas parcerias, consegue entender a arquitetura por trás das receitas – e, automaticamente, passa a inventar novos pratos (com a vantagem de que tem alguma garantia de que a investida vá dar certo). É o milagre da multiplicação do cardápio – e uma maneira inteligente de sair da mesmice.
É por isso que na série ‘O Que Tem na Geladeira?’ (leia o post sobre o projeto no #BlogDaRita) cada episódio termina com uma sequência de sugestões de combinação de sabor. Depois de assistir aos episódios e começar a praticar em casa, você vai, inevitavelmente, eleger suas combinações preferidas – e, eventualmente, criar as próprias combinações. Comece a prestar atenção desde já, pois esse é um dos aspectos que ajudam a gente a variar as preparações no dia a dia (cardápio arejado, com novidade sempre!).
Quatro ingredientes, quatro receitas diferentes
Na foto você vê uma receita baba de preparar: canapé de abobrinha. Fatiada crua, ela vai no lugar do pão! O recheio é de ricota, nozes e hortelã (tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora). Vamos fazer outros três pratos com esses mesmos ingredientes?
A abobrinha cortada ao meio, no sentido do comprimento, vira uma canoa. Recheie com ricota temperada (use azeite, sal e pimenta-do-reino), misturada com nozes picadas e com o miolo da própria abobrinha, que é refogado. Depois de assar, sirva com folhas de hortelã por cima. Tem receita aqui!).
Cortada em meia-lua e grelhada, a abobrinha pode ser misturada no macarrão. Junte ricota para dar cremosidade ao prato e prepare um pesto de hortelã com nozes e limão, bem refrescante. Siga os passos da receita, que é sem erro.
A mesma abobrinha grelhada em meia-lua vira um risoto excelente. A ricota é misturada ao arroz (fica ainda mais cremoso), e vai também um pouco de abobrinha. Na hora de servir, mais abobrinhas, nozes picadas e folhas de hortelã.
Opa, ficou sem nozes, não achou ricota no super? Esta versão de salada de macarrão com molho de hortelã e queijo cottage cai bem também. Variar a combinação de sabores é um dos métodos para criar novas receitas.
Fotos: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.